Migalhas Quentes

Correspondente premiado

12/4/2011


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

__________

"Iniciativa popular Municipal - Ferramenta de legitimação da democracia" (120p.), escrita por Renata Gonçalves Pereira Guerra Pouso e gentilmente oferecida pela Editora Saraiva.

O exercício da soberania popular tem sido postergada desde a entrada em vigor da CF/88 (clique aqui). Em que pese a referência expressa à origem do poder nas mãos do "povo", após mais de vinte anos ainda padecemos de rigor na garantia do seu exercício.

Não bastasse a omissão estatal, as esparsas e raras tentativas de concretização da vontade popular de forma direta são tolhidas oelos óbices legais, retratados em extenso rol de requisitos formais a serem preenchidos como exigência a viabilizá-la.

A autora buscou o estudo de um efetivo instrumento de participação da população nas decisões de matérias ligadas ao seu cotidiano mais próximo: a iniciativa popular na apresentação de projetos de lei de âmbito municipal. Na verdade, há previsão legal sobre o instituto da iniciativa popular municipal, mas o povo submete-se a verdadeiro cerceamento desse direito por simplesmente desconhecer o referido instrumento.

Sobre a autora

Renata Gonçalves Pereira Guerra Pouso é mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduada em Direito Penal Especial (como pesquisadora bolsista da ESMPU - Escola Superior do Ministério Público da União, em Direito Público e em Direito Tributário. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Professora da graduaçã e da pós-graduação e de cursos preparatórios para concursos públicos. Assessora Jurídica do CNJ.

__________

Ganhadora :

  • Carina Lacerda de Macedo Soares e Silva, cadastrada em Niterói/RJ.

_____________

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Advogado diz que não é "michê" após desembargadora pedir prova de renda

18/10/2024

Advogados celebram validação de autodeclaração de pobreza: "vitória histórica"

17/10/2024

Advogado diz em inicial que pode "anexar cheque" a juiz; MPF denuncia

17/10/2024

Moraes afasta vínculo de emprego e valida pejotização de analista de TI

17/10/2024

Estagiário realiza sustentação oral ao lado de sua mãe

17/10/2024

Artigos Mais Lidos

Direito à redução da jornada de trabalho para servidores públicos com TDAH

18/10/2024

Impactos da reforma tributária no planejamento patrimonial e sucessório: Adequações e oportunidades

17/10/2024

Validade jurídica da assinatura eletrônica

17/10/2024

Venda de imóvel em inventário sem alvará judicial: Resolução 571/24 do CNJ

19/10/2024

Distribuição desproporcional de dividendos e outro olhar sobre o PLP 108/24

18/10/2024