Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Curso de Direito Constitucional Tributário"

Veja quem ganhou a obra "Curso de Direito Constitucional Tributário" (Malheiros Editores Ltda. – 26ª edição – 1.152p.).

12/4/2011


Sorteio de obra

 

Estudo completo, a obra "Curso de Direito Constitucional Tributário" (Malheiros Editores Ltda. – 26ª edição – 1.152p.), de Roque Antonio Carrazza, de acordo com a CF/88, examina seus princípios e fundamentos, as competências tributárias, conceito, características e classificação dos tributos, isenções, discriminação de rendas e as bases da legislação infraconstitucional.

"Nesta obra se exibem, à larga, as qualidades inatas do verdadeiro professor, pois correm parelhos o rigor científico e as virtudes didáticas, que propiciam alumbrar todos os desvãos do pensamento exposto. Assim, a nitidez dos conceitos, a clareza do texto, a desembaraçada fluência das ideias são obtidas sem qual quer sacrifício da profundidade do raciocínio ou da conspícua demonstração do suporte lógico dos enunciados. Este invejável ponto de equilíbrio resulta de que o autor tem pleno domínio do vernáculo, podendo manejar com desenvoltura seu cabedal jurídico pelos canais de um estilo rico, elegante e esclarecedor.

O próprio título da obra denuncia que o prof. Roque Carrazza se encarta na sábia linha de trabalho que tanto deve às ensinanças do eminente Geraldo Ataliba; qual seja: a de considerar o direito tributário e seus institutos com diligente atenção ao enraizamento constitucional que obrigatoriamente lhes forja a compostura. O livro se divide cm duas partes. Na primeira, são examinados princípios constitucionais tributários, tomando-se tento nos princípios republicano, federativo, da autonomia umnicipal, da anterioridade, da legalidade e da segurança jurídica, em suas relações com a tributação.

Assentadas suas fisionomias, o autor trabalha sobre suportes consistentes e abre a segunda parte alçado no pedestal sobranceiro que desvendou. Aí, então, examinará a "Competência Tributária" fornecendo-lhe o conceito, examinando-lhe as características, exibindo a classificação dos tributos e a discriminação de rendas tributárias, de par com questões paralelas igualmente importantes. De seguida passa ao questionado tema das isenções tributárias, discutindo o conceito que melhor se ajusta a sua real natureza, para fazer-lhe aplicação aos problemas que suscita. Como fecho do livro, trata das normas gerais em matéria de legislação tributária, outro tema que dá ensanchas às mais vivas controvérsias.

Como se , os vários tópicos abordados são atraentes, mas prenhes de dificuldades. Longe de postergá-las, o autor as coligiu e enfrentou de face com seu espírito percuciente e animoso perante desafios. Apesar de vários destes temas já haverem sido versados por doutores de máxima suposição, o prof. Roque Carrazza encontrou espaço para, enfileirando-se com os que o precederam aportar contribuição valiosa que ora coloca à disposição dos estudiosos de direito público, para gáudio e proveito dos que, como nós, admiram sua lucidez e seriedade cientifica." Celso Antônio Bandeira De Mello

Sobre o autor :

Roque Antonio Carrazza é graduado em Direito (Ciências Sociais Aplicadas) pela PUC/SP. Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP. Livre-docente em Direito Tributário pela PPUC/SP. Atualmente é professor titular de Direito Tributário da Faculdade de Direito da PUC/SP(aprovado em concurso público realizado em 1989), onde leciona no bacharelado e nos programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

______________

 Ganhadora :

Juliana Martins, advogada da Lightger S.A., do Rio de Janeiro/RJ



_________________

Adquira já o seu :












_______________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

TRT-15 mantém condenação aos Correios por burnout de advogado

18/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024