Eletropaulo usa tecnologia para acompanhar andamentos de Processos
Com solução da BCS, a empresa unificou em uma única base de dados interna todas as informações sobre os processos jurídicos que estão sob responsabilidade de seus escritórios credenciados
A implantação, que teve início em novembro de 2004, permitiu que o jurídico extraísse informações gerenciais dos dados que, anteriormente, estavam espalhados pelas bancas de direito. Na verdade, com tantos escritórios terceirizados, era praticamente impossível compilar e manter um controle efetivo dos casos. Para se ter uma idéia, atualmente, tramitam no Poder Judiciário, em que a empresa figura tanto como autor como réu, cerca de 15 mil processos de diversas naturezas como cobrança por falta de pagamento de consumo regular e irregular de energia elétrica. Segundo a empresa, é inevitável para uma companhia do porte da Eletropaulo não ter que dirimir divergências na Justiça.
Em decorrência disto, a companhia mantém um departamento jurídico interno com 14 advogados, que controla o trabalho das advocacias terceirizadas. Desta forma, aproveita o expertise dessas bancas e maximiza os resultados. Mas, apesar dos benefícios da terceirização das defesas, um dos principais entraves que levou a Eletropaulo a adotar o sistema de acompanhamento processual do SISJURI era não poder responder a todos os questionamentos das áreas de negócios. Antes do início da implantação não existiam relatórios gerenciais dos processos.
Com o novo sistema, além de concentrar as informações de todos os escritórios em uma única base de dados, foi possível contar com recursos como filtros que permitem cruzar dados e definir novos parâmetros de relatórios de acordo com as necessidades, bem como conhecer todos os detalhes dos casos em andamento na Justiça.
Agora, os departamentos jurídico da Eletropaulo, central e seis unidades, recebem os processos e uma equipe administrativa faz o cadastro inicial, em uma tela simplificada. Esta inicial, então, é escaneada e enviada para o escritório credenciado, que pode acessar os processos sob sua responsabilidade e atualizá-lo com os andamentos, agendar as audiências, cadastrar as garantias processuais e encerrar os processos. Tudo on-line.
Com este procedimento, a empresa garantiu acesso a informações gerenciais atualizadas e já conta com a nova base interna de processos, que foi criada a partir dos dados fornecidos pelos escritórios credenciados e com enfoque gerencial. Esta nova base vai permitir acesso rápido a todos os dados, provendo ao departamento jurídico maior controle sobre o trabalho dos escritórios, o que garante um gerenciamento proativo e eficiente.
Além disso, o sistema da BCS permite que os advogados do jurídico da Eletropaulo complementem os dados referentes à tese, insiram a natureza da demanda e demais informações jurídicas necessárias para a emissão de um relatório gerencial completo.
A implantação do projeto foi dividida em etapas. Primeiro foi feita a instalação e configuração do sistema, depois, os especialistas da BCS alimentaram o sistema com a coleta de dados sobre os advogados credenciados para a extração de todas as informações gerenciais bem como dos andamentos dos casos. Então, estabeleceu-se os parâmetros para o cadastro de novos processos. E, neste momento, a BCS está disponibilizando o acesso à base da Eletropaulo, on-line, para os escritórios credenciados. “A próxima etapa prevê a extração dos relatórios gerenciais”, explica Marcelo Souccar, sócio da BCS e responsável pela implantação.
O projeto encontra-se na sua última etapa, mas a maior parte dos recursos já está sendo utilizada, o que propiciou agilidade e controle para o jurídico da Eletropaulo. A previsão é que tudo esteja completamente implantado no fim do primeiro semestre de 2005. “Customizamos a solução para atender as necessidades específicas da Eletropaulo e, segundo a empresa, atualmente, 42 profissionais utilizam o sistema, no departamento”, informa Souccar.
Outro diferencial é que a BCS mantém dois especialistas residentes, que ficam lotados no departamento jurídico da companhia, tirando, desta forma, qualquer trabalho de TI dos funcionários da Eletropaulo. O formato agiliza a solução de problemas com informática e otimiza o trabalho, já que minimiza as ocorrências ou falhas no sistema, que quando ocorrem, são resolvidas rapidamente.
_________
_________