Migalhas Quentes

É criada Comissão Especial dos 120 anos do TJ/PB

O Diário da Justiça de ontem, 3/2, publica o Ato número 9/2011, da presidência do TJ/PB, instituindo formalmente a Comissão Especial responsável pelas comemorações dos 120 anos da instalação oficial da mais alta Corte de Justiça estadual, ocorrida a 15 de outubro de 1891.

5/2/2011


Comemorações

Comissão Especial dos 120 anos do TJ/PB é criada

O Diário da Justiça de ontem, 3/2, publica o Ato número 9/2011, da presidência do TJ/PB, instituindo formalmente a Comissão Especial responsável pelas comemorações dos 120 anos da instalação oficial da mais alta Corte de Justiça estadual, ocorrida a 15 de outubro de 1891.

Assim, um dos primeiros atos do novo desembargador-presidente Abraham Lincoln da Cunha Ramos à frente do TJ/PB foi constituir esta Comissão Especial, composta por seis desembargadores (três titulares e três suplentes) e integrada ainda por quatro pessoas de notório saber e representantes da comunidade intelectual do Estado.

Durante todo o ano de 2011, tal Comissão Especial definirá, coordenará, dirigirá e executará as festividades comemorativas em torno da passagem do 120º. aniversário de instalação oficial do que era então o "Superior Tribunal de Justiça do Estado do Parahyba do Norte" e é hoje o TJ/PB.

Comemorações à Altura

Para designar a Comissão Especial dos 120 anos do TJ/PB, o desembargador-presidente Abraham Lincoln levou em consideração que "esta data tem grande significado para o Poder Judiciário paraibano, sobretudo por assinalar efeméride de superior importância para a Magistratura, merecendo ser comemorada à altura de sua relevância histórica e cultural".

O Ato do desembargador-presidente Abraham Lincoln determina ainda, aos órgãos administrativos da estrutura do Poder Judiciário, que disponibilizem, no âmbito de sua atuação, "os recursos materiais e humanos necessários à implementação de toda a programação comemorativa, que terá caráter prioritariamente cultural". Tal determinação leva em conta o fato de que a Comissão Especial promoverá reuniões, festividades públicas, conferências, lançamentos editoriais e um sem-número de atividades, sempre voltadas para as comemorações em torno dos 120 anos de instalação oficial da Egrégia Corte Judiciária da Paraíba.

Membros da Comissão — Compõem a Comissão Especial:

Calendário Oficial

Antes mesmo de sua oficialização, a Comissão Especial dos 120 Anos do TJ/PB já vinha se reunindo, há mais de um mês. E, ontem à tarde, tendo saído no Diário da Justiça o Ato da Presidência que a instituiu formalmente, realizou sua primeira reunião oficial, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti, na sala de sessões da 2ª câmara Cível (primeiro andar do Anexo Administrativo do Palácio da Justiça). Além de todos os membros da Comissão Especial, participaram do encontro, a convite, autoridades e personalidades como o novo diretor de Informação Institucional do TJ/PB, historiador e escritor Itapuan Botto Targino, o especialista Kléber Moreira, dirigente do IPHAN na Paraíba e conselheiro do IPHAEP, a historiadora Maria José Teixeira Lopes Gomes, do IHGP e o consultor Manuel Inácio dos Santos Neto, da Diretoria Regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos na Paraíba.

As decisões aprovadas durante esta reunião serão objeto de notícia à parte, neste mesmo Portal Institucional Online do Poder Judiciário paraibano na Internet. Esses trabalhos iniciais da Comissão Especial estão sendo os de traçar diretrizes e definir um calendário oficial de comemorações do centésimo-vigésimo aniversário do Tribunal que se estenda por todo o ano de 2011. Uma vez aprovado pelo novo Desembargador-Presidente do TJ/PB, tal calendário será posto em prática pela Comissão. Mas já ficou acertado que a abertura das comemorações ocorrerá já neste dia 28/2, a partir das 17 h, possivelmente no Salão Nobre do Palácio da Justiça ou no auditório do Tribunal de Júri.

________________
_________

Fonte : TJ/PB

_________
________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza que mandou prender Gusttavo Lima e Deolane é acusada de abuso judicial

10/12/2024

TST: Petrobras deve contratar concursados para plano de carreira

9/12/2024

TRT-5 mantém justa causa de analista por jogar Uno durante expediente

9/12/2024

2ª turma do STF absolve idoso de tráfico por parcialidade de juíza

9/12/2024

Marco Legal dos Seguros é sancionado sem vetos

10/12/2024

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024