Visita guiada
"Por dentro do Palácio" - Encontro entre Rui Barbosa e o Centro Cultural do TJ/RJ
"Espero que esta ideia seja uma primeira de muitas outras e que outros personagens como o ilustre Rui Barbosa venham a ser cicerones deste local tão bonito e importante para o Judiciário carioca", afirmou o presidente do TJ/RJ, desembargador Luiz Zveiter, que entregou o prédio – restaurado e modernizado - à população no final do ano passado.
Antigo Palácio da Justiça
A visita, que teve a duração de 50 minutos, começou pela fachada principal do pórtico de entrada do prédio, com o grande escritor, diplomata e político Rui Barbosa, que nasceu em Salvador (1849) e faleceu em Petrópolis (1923), se apresentando e contextualizando um pouco o Rio antigo e a área no entorno do prédio. O Palácio está inserido no núcleo urbano da Praça XV, próximo ao local onde existiu o Morro do Castelo e também a Praia de Dom Manuel, que por mais de dois séculos foi a porta de entrada da cidade.
Os visitantes deste dia conheceram depois os locais mais nobres do Palácio, além do pórtico de entrada, tais como, o Salão dos Passos Perdidos (onde estão oito bustos de ilustres juristas e magistrados da justiça carioca, entre eles, do ministro Evandro Lins e Silva, do juiz Magarinos Torres e do advogado Evaristo de Moraes), o Salão Histórico do Primeiro Tribunal do Júri, o Tribunal Pleno, a Câmara Isolada, os Salões dos Espelhos e o Nobre. Este roteiro será igual nas próximas visitações, sempre dentro da visão histórica de Rui
Barbosa, que tinha frases famosas, como: "Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção".
O "Por dentro do Palácio" é uma idealização da diretora do CCPJ-Rio Sílvia Monte. Os figurinos são uma criação de Daniela Garcia Christino e a caracterização de Vavá Torres. A elaboração do texto é do diretor Rafael Ribeiro, que se baseou nos discursos e grandes frases do conceituado republicano.
As próximas datas de visitação são: 19 e 26/1 e 1 e 2/2, sempre às 18h. E as inscrições podem ser feitas a partir das 17h30, na sala do CCPJ-Rio, na Rua Dom Manuel, 29, térreo, no centro. O número máximo de pessoas por dia é de 30.
Mais informações sobre outras atividades do Centro Cultural do TJ/RJ, podem ser vistas no site (clique aqui) (Institucional/Centro Cultural-CCPJ-Rio) ou ainda pelos telefones 3133-3366/3368.
________________
_________
Fonte : TJ/RJ
_________
________________