Migalhas Quentes

Resultado do sorteio das obras "Estudos de Direito Político-Constitucional" e "Direito Contemporâneo – Estudos em Homenagem a Oscar Dias Corrêa"

Veja quem são os ganhadores das obras : "Estudos de Direito Político-Constitucional" (Renovar – 1.108p.), do saudoso jurista Oscar Dias Corrêa; e "Direito Contemporâneo – Estudos em Homenagem a Oscar Dias Corrêa" (Forense Universitária – 298p.), tributo coordenado por Ives Gandra da Silva Martins.

11/1/2011


Sorteio de obras

Migalhas sorteia duas obras de peso : "Estudos de Direito Político-Constitucional" (Renovar – 1.108p.), do saudoso jurista Oscar Dias Corrêa; e "Direito Contemporâneo – Estudos em Homenagem a Oscar Dias Corrêa" (Forense Universitária – 298p.), tributo coordenado por Ives Gandra da Silva Martins.

Sobre as obras :

"Estudos de Direito Político-Constitucional" (Renovar – 1.108p.) - Oscar Dias Corrêa

Reúnem-se, neste volume, trabalhos do autor versando temas ligados à ordem político-costitucional. Dizem respeito a questões fundamentais de Direito Político, com o que se pretende qualificar as que, encontrando sua nascente no Direito Público, sobretudo, o Constitucional, se marcam pela carga mais positiva da ação política, da realidade do fato político, e requerem, por isso, exame menos apegado às exigências formais do Direito Constitucional. Se o conceito não é unívoco (qual será?), configura aquela "crescente politização de todo o Direito", vivificando-o, dinamizando-o, impregnando-o do conteúdo político que a liberdade confere a todos os fenômenos políticos nos quais se insere a ação humana. Como diz Pablo Lucas Verdu, na Introdução do seu Curso de Derecho Político "é um Direito adjetivado pela realidade política". Manteve-se o autor, porém, dentro dos limites jurídicos, aos quais prestou obediência. Os trabalhos, produzidos e publicados ao longo de vários anos, representam-lhe o pensamento a respeito de temas fundamentais da ordem jurídico-política nacional, como os viu e entendeu à época em que chamado a analisá-los. Em alguns casos, trechos de um trabalho foram incorporados a outro, para ampliação do exame; e, excepcionalmente, em um se repete, por necessidade de exposição e compreensão, trecho de outro, o que, em algumas hipóteses, se respeitou para manter a estrutura do texto.

"Direito Contemporâneo – Estudos em Homenagem a Oscar Dias Corrêa" (Forense Universitária – 298p.) - coord. Ives Gandra da Silva Martins

Este é um livro de homenagem a Oscar Dias Corrêa, escrito por amigos que o homenageado fez ao longo de seus 80 anos. Amigos de verdade. Amigos éticos. Amigos de alta linhagem, de formação cultural inquestionável, de convívio permanente, de lutas memoráveis em defesa da lei, da ordem e da Pátria.

Neste caso, no entanto, não se preocuparam com elogios, mas com a presença robusta de Oscar Dias Corrêa no universo jurídico. Daí tratar-se de uma coletânea de estudos sobre assuntos jurídicos atuais, num reconhecimento justo a um brasileiro, exemplo para as gerações de seu tempo e referência para as futuras.

Sobre o autor :


Oscar Dias Corrêa
foi advogado, professor, político, magistrado, ensaísta e romancista. Corrêa foi entre outros cargos, ministro da Justiça no governo José Sarney e ministro do STF.

_______________

 Ganhadores :

Luís Renato Martins de Almeida, advogado da COPEL - Companhia Paranaense de Energia, de Curitiba/PR - "Estudos de Direito Político-Constitucional" (Renovar – 1.108p.); e

Layanna Mabia Mauricio Brasil, de Porto Velho/RO - "Direito Contemporâneo – Estudos em Homenagem a Oscar Dias Corrêa" (Forense Universitária – 298p.)

_________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

Amigo oculto: Cármen Lúcia tira Liniker e é presenteada por "casca de bala"

23/12/2024

Dino suspende R$ 4 bi de emendas parlamentares e manda PF investigar

23/12/2024

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Coisa julgada, obiter dictum e boa-fé: Um diálogo indispensável

23/12/2024

Macunaíma, ministro do Brasil

23/12/2024

Inteligência artificial e direitos autorais: O que diz o PL 2.338/23 aprovado pelo Senado?

23/12/2024

(Não) incidência de PIS/Cofins sobre reembolso de despesas

23/12/2024

A ameaça da indisponibilidade retroativa

23/12/2024