Lançamento
Poucos sabem o que fazer quando sentem os efeitos de uma infração médica de ordem ética. Como denunciar e a quem? E o médico como deve se defender diante de uma denúncia justa ou injusta? Não raro o desconhecimento da mecânica dos procedimentos disciplinares prejudicam a vítima e a defesa do médico.
Assuntos variados como: os Conselhos de Medicina; quem possui o poder de aplicar penalidades; prioridade na tramitação dos processos às pessoas idosas; distinção entre sindicância e processo ético; conciliação na sindicância; recursos ao Superior Tribunal de Ética; interdição do exercício da profissão; prescrição da punibilidade; revisão da decisão condenatória e reabilitação do médico punido estão tratados de maneira simples e sintética, numa linguagem fácil de entender.
A obra traz a íntegra do Código de Processo Ético Profissional com as alterações da Resolução CFM n. 1.953, de 14.9.2010 e inclui as orientações do Conselho Federal de Medicina para a apresentação de denuncias, as diretrizes das sessões de julgamento no Tribunal Superior de Ética e as Súmulas do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo utilizadas em processos disciplinares. Inclui, ainda, o Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina, o Estatuto para os Conselhos de Medicina, o Regulamento das Comissões de Ética, resoluções, pareceres dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina, e julgados em matéria processual do Superior Tribunal de Ética Médica e de Tribunais Judiciais.
Sobre o autor :
_______________