Sorteio de obra
Alguns dos estudos e pareceres aqui reunidos não são inéditos, pois já foram divulgados em várias revistas especializadas, são objeto de frequentes citações na literatura jurídica nacional, mas se encontram esparsos, tornando-se de difícil acesso pelos interessados em sua conduta atual. A menção sistemática à data em que foram elaborados torna mais fácil aos leitores situá-los dentro da legislação administrativa (tão modificável) a que se referem.
"Nosso País vive dias muito difíceis, num momento verdadeiramente hegeliano, em que se debatem duas grandes contradições. De um lado, é grande o progresso que alcançamos no concerto das nações, com a progressiva vitória contra as extremas dificuldades que assoberbavam nossa população em décadas passadas, e com a irreversível ascensão de sua redemocratização. De outro lado, porém, graças à liberdade de imprensa, nunca foram tão expostas as mazelas do poder com a proliferação de uma corrupção administrativa generalizada, justamente entre aqueles que, por determinação constitucional, deveriam ser os guardiões da democracia.
Aos operadores do direito, com seus estudos, com seu afanoso labor diário, cabe dar sua contribuição, ainda que individualmente modesta, para construir a síntese ideal a que todos almejamos: um Estado brasileiro verdadeiramente democrático, próspero e socialmente justo.
A todos quantos sonham com esse ideal, só resta fazer como ensinava Martin Luther King: 'se soubesse que o mundo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira'." A autora
Sobre a autora :
Alice Gonzalez Borges é professora titular de Direito Administrativo da Universidade Católica de Salvador. É presidente do Instituto de Direito Administrativo da Bahia e membro do Conselho Superior do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo. É membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, onde ocupa a cadeira nº 30. Integra também o Conselho Científico da Sociedade Brasileira de Direito Público. Foi Procuradora do Estado da Bahia, onde se aposentou. Atualmente advogada no foro de Salvador, exerce o magistério e advocacia especializada em Direito Administrativo.
_______________
_________________Rodrigo Soares Borghetti, de Guaíra/SP
Naira Wettorato Michel, do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, de Porto Alegre
__________________