WWW
Assembleia de SP terá seu acervo histórico disponível na internet
A Divisão de Acervo Histórico, criada em 1996, com a aprovação da Resolução 776, que criou uma nova estrutura administrativa na Assembleia, nasceu para organizar a documentação de valor histórico constituída por documentos, fotos, mapas, desenhos, correspondências e tudo o que represente a história do Poder Legislativo paulista e, consequentemente, a história do próprio Estado.
Os documentos podem, atualmente, ser consultados por especialistas na própria divisão onde estão arquivados, em prédio anexo ao Palácio 9 de Julho. Mas a inclusão da totalidade do acervo no portal vai permitir a consulta por qualquer pessoa interessada na história de São Paulo, com maior ou menor profundidade, em aspectos como a expansão da malha ferroviária e rodoviária, construção de obras públicas, urbanização etc.
"Esse universo de documentos permite repensar a história do aparelho estatal e das relações sociais em São Paulo", diz Carlos Ungaretti Dias, diretor da Divisão de Acervo Histórico. Graças ao enorme período coberto pelo material catalogado, do Império aos dias atuais, é possível constatar as modificações que foram ocorrendo no processo legislativo: os discursos do presidente da Província de São Paulo, que indicavam as prioridades administrativas da época e iriam resultar em projetos de lei elaborados pelos deputados e senadores da República Velha, a forma de funcionamento das casas legislativas, o papel das igrejas como centros públicos importantes, e o crescimento da atividade econômica e o processo de aglomeração urbana.
Digitalização
O processo de digitalização começou em 1999 graças a uma parceria com a Fundação Fapesp e gerou 43 mil arquivos, equivalentes a 350 mil páginas eletrônicas que reproduzem documentos desde o período do Império.
O material será útil também para estudantes e professores de toda a região do Estado para consultar dados sobre sua história local e, em alguns casos, traçar um panorama de seu município desde sua fundação. Os documentos estão classificados e poderão ser copiados, já que os arquivos têm formato PDF.
Segundo Carlos Dias, a tecnologia para preservar informações históricas tornou-se, desde 1999, melhor, mais simples e mais barata, o que permite que os Poderes Públicos digitalizem seus acervos de documentos e publiquem na web o que é de interesse geral. Trata-se de um processo que favorece a aproximação do cidadão com o Estado e resgata a memória paulista.
Ajudando a resgatar a história
São Luís do Paraitinga, município paulista assolado, em 1º de janeiro de 2010, por uma grande enchente que destruiu seu centro histórico, tem a colaboração do acervo da Assembleia para auxiliar em sua reconstrução: o Acervo Histórico reuniu documentos que podem ajudar na reconstrução do centro histórico, que foram encaminhados no final de março para a prefeitura da cidade. Também foram enviadas cópias dessa documentação para o Condephaat e Iphan, que são os dois órgãos que também estão empenhados na restauração dos edifícios do centro histórico. Boa parte do material é composta por manuscritos, que foram digitalizados pela equipe técnica do acervo. São 1.742 páginas que contêm informações sobre edifícios públicos e configuração urbana.
________________
_____________
Fonte : ALESP
_________________