Sorteio de obra
"Nesse estudo foram preservados os fundamentos essenciais do modelo educacional sustentado há décadas pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. O Projeto Pedagógico de 2007 trouxe adaptações e atualizações, em especial à implantação do sistema de ensino por ciclos, que privilegia a investigação dos conteúdos em ciclos do conhecimento. Abandona-se a abordagem seqüencial em que a enciclopédia jurídica é estrutura da por matérias eminentemente dogmáticas.
Foram inseridas disciplinas com perfil humanista voltadas para a formação e destinadas a ressaltar a valorização da dignidade da pessoa humana, e disciplinas que surgiram com o avanço científico e social, como psicologia jurídica, biodireito e direito da sociedade da informação. Nesse contexto, foi inserida a disciplina "solução alternativa de conflitos". Se no passado o operador do direito era formado para litigar, no presente devemos ensinar que existem outras opções. No mundo contemporâneo o profissional deve estar preparado para negociar e buscar a conciliação, deixando a Jurisdição como via posterior e reservada a conflitos de maior complexidade.
Ao inserirmos essa disciplina, tendo como um dos temas centrais a arbitragem, confiamos a sua regência ao experiente advogado e professor Luiz Antonio Scavone Junior, que como resultado já traz um novo trabalho acadêmico, que servirá de livro texto não só para os alunos de graduação e pós-graduação, mas para toda comunidade jurídica.
Objeto de estudo relativamente novo nas escolas de direito, a arbitragem merecia uma abordagem didática e precisas e ao mesmo tempo profunda, o que foi exposto com muita precisão pelo autor no Manual de Arbitragem, que pelos dois fatos descritos acima, ora apresento ao leitor.
O livro estabelece premissas fundamentais para a melhor compreensão do tema, ao salientar acertadamente que o Estado se mostra incapaz de atender plenamente à necessária solução adequada de todos os conflitos que surgem no seio da sociedade, e, ainda, que a arbitragem surge, portanto, como meio de solução de conflitos de forma mais eficaz, sem a pletora de recursos que atolam o já assoberbado Poder Judiciário, fazendo com que um processo judicial demore tempo suficiente para que a solução, muitas vezes, não tenha qualquer eficácia.
De fato, torna-se atraente a adoção de meios alternativos de solução de litígios, dentre os quais se destaca a arbitragem, brilhantemente tratada nesta obra.
Mercê da experiência haurida da constante atividade docente na FMU, o autor entregou-se à elaboração deste precioso livro que traduz a essência das aulas que ministra sobre o tema e agora chega às livrarias para auxiliar alunos e profissionais que se deparam com a necessidade do conhecimento específico dos meios alternativos de solução de conflitos." Paulo Hamilton Siqueira Jr., coordenador do curso de Direito da FMU
Sobre o autor :
Luiz Antonio Scavone Junior é doutor e mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Imobiliário pelo Centro de Estudos Avançados - CEA do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidos — UniFMU. Professor Titular nos cursos de graduação e pós-graduação em Direito e professor colaborador no curso de mestrado do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Un idas — UniFMU. Administrador de empresas e advogado em São Paulo.
_______________
Elygia Feliz, ouvidora do TRT da 23ª região, de Cuiabá/MT
______________
___________