Curso ajuda advogados a gerir seus negócios
Com a duração de um ano, o curso de especialização em administração legal, que inclui matérias sobre tecnologia de gestão para escritórios, subsidia advogados na tomada de decisão em todas as áreas do escritório.
De acordo com Manino, que é graduado em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, a tecnologia é essencial na formação dos administradores das bancas. “Hoje em dia, a necessidade de informatização dos processos administrativos e de produção dos escritórios é uma realidade, que precisa ser prevista pelos gestores”, afirma.
Neste sentido, a FGV incluiu os módulos ‘Infra-estrutura de rede e comunicação para jurídicos, aplicativos e sistemas’ e ‘Solução de informática para escritório de pequeno, médio e grande porte’, ambos ministrados por Manino. “Além de apresentar as soluções para gestão existentes, vamos trazer exemplos reais, a fim de prover conhecimentos sobre a estrutura básica de TI de forma a subsidiar advogados-administradores do escritório e permitir a tomada de decisão fundamentada”, explica.
Inteiramente voltado para administração legal, o curso é anual e faz parte da GVlaw, que organiza os cursos de especialização da EDESP/FGV. Com duração de 120 horas/aula, seu programa inclui, entre outros temas, a gestão recursos humanos, marketing, planejamento estratégico, gestão financeira e planos de carreira. Anna Luiza Boranga, coordenadora do curso, explica que o objetivo é ensinar o advogado a administrar de forma mais profissional. “Esta será a sexta turma a fazer o curso. E, este ano, são cerca de 30 alunos matriculados, oriundos de vários estados e, na sua maioria são sócios de escritório ou profissionais de departamentos jurídicos de empresas”, salienta.
Ainda segundo a coordenadora, este é o único curso voltado para a formação de administradores da área jurídica, na América do Sul. Nasceu de uma demanda do mercado, que carecia de mais profissionalização dos escritórios. “E, deu tão certo que impulsionou a formação de uma entidade, o CEAE - Centro de Estudo de Administração para Escritório de Advocacia”, explica.
__________
_____________