A utilidade x necessidade dos cursos de pós-graduação
Ainda que este aprimoramento deva ser visto como positivo, a gerente da divisão de Tax & Legal, Alessandra Neves, alerta para a sua real utilidade.
Segundo ela é comum constatar que vários profissionais mal iniciaram sua atividade profissional e já estão ingressando em cursos de mestrado ou mesmo LLM no exterior.
Esta falta de experiência e, principalmente, vivência na área, diminui demasiadamente o aproveitamento dos cursos, nos quais é constante a troca de informações sobre situações vivenciadas pelos alunos.
Por outro lado, cursos como mestrado, com forte veia acadêmica, muitas vezes não atendem as necessidades do profissional no seu dia a dia, seja em escritório, bancos ou mesmo departamento jurídico.
De acordo com Alessandra é possível concluir que, nesses casos, o importante para o profissional é analisar o custo do investimento e sua real necessidade e retorno no cotidiano. "Ás vezes, é mais útil ao advogado aprimorar-se em uma língua estrangeira, do que aprofundar conhecimentos em uma área na qual ainda não possui um certo grau de senioridade. Cabe ao advogado considerar a sua realidade prática e investir seu tempo e dinheiro em uma formação compatível com as exigências profissionais cotidianas", diz.
____________
____________