Quaresmeiras
Fotos das árvores enviadas pelos leitores serão publicadas no site
O roxo também é a cor da quaresma. Visto que se trata de um período de reflexão e penitência, conforme a crença católica, durante os quarenta dias que precedem a comemoração religiosa a Igreja veste seus ministros com paramentos da cor roxa, como símbolo de tristeza.
A Quaresmeira também é conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor. O nome científico das espécies mais comuns são Tibouchina mutabilis e a Tibouchina sellowiana, que podem ser encontradas em regiões de clima tropical e subtropical, sobretudo, na Mata Atlântica. As árvores são de porte médio, de 8 a 12 metros.
A particularidade da planta é que as flores desabrocham entre fevereiro e março, no período da quaresma, que vai da quarta-feira de Cinzas até o domingo de ramos. São inicialmente brancas, e vão se tornando pouco a pouco violáceas, passando por tons de rosa. Como não apresentam raízes agressivas podem ser plantadas em praticamente todo tipo de lugar, desde os pequenos pedaços de terra nas calçadas até os jardins dos grandes parques ecológicos. O crescimento da planta é rápido e suas flores são grandes e vistosas.
Durante esses quarenta dias que antecedem a Páscoa, Migalhas convida os leitores a enviarem fotos das quaresmeiras que encontrarem pelas praças, avenidas, parques e jardins de suas cidades. As fotos serão publicadas no site, para que os migalheiros de todo o país apreciem a exuberância da floração dessa bela espécie, que costuma ser utilizada na arborização urbana.
_______
Clique aqui para enviar sua foto.
_______
Vejam as fotos enviadas pela migalheira Juliana - LASS Assessoria e Mecânica de Empilhadeiras e Tratores - da quaresmeira do sítio de sua família, situado em Tietê, interior de São Paulo :
_________________