Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Ministério Público do Trabalho – Doutrina, Jurisprudência e Prática"

Veja quem foi a ganhadora que faturou a obra "Ministério Público do Trabalho – Doutrina, Jurisprudência e Prática" (LTr – 581p.), do desembargador Carlos Henrique Bezerra Leite,

9/3/2010


Sorteio de obra

A obra "Ministério Público do Trabalho – Doutrina, Jurisprudência e Prática" (LTr – 4ª edição - 581p.), do desembargador Carlos Henrique Bezerra Leite, analisa as diversas formas de atuação judicial e extrajudicial do MP, como a ação civil pública, o inquérito civil, a ação anulatória, os recursos judiciais, o termo de compromisso de ajustamento de conduta e o dissídio coletivo de greve.

Este livro está dividido metodologicamente, em seis partes. A primeira parte contém três capítulos que formam uma autêntica teoria geral do Ministério Público, abordando desde as origens da instituição no âmbito mundial e a sua atual configuração institucional no Brasil, especialmente a partir Constituição de 1988, o seu novo conceito, os princípios institucionais, a autonomia, as ramificações do Ministério Público, as garantias e prerrogativas, as vedações, as funções típicas e atípicas, bem como a sua nova função promocional. O terceiro capítulo, da primeira parte, ocupa-se especificamente do Ministério Público do Trabalho, sua história e tratamento nas Constituições brasileiras, na CLT e LC nº 75/93, a atuação como órgão agente e interveniente.

A segunda parte contém cinco capítulos dedicados ao estudo detalhado dos principais instrumentos judiciais e extrajudiciais utilizados pelo MP do Trabalho em defesa da democracia, da ordem jurídica e dos direitos humanos, como a ação civil pública, a ação anulatória de cláusulas convencionais e os recursos judiciais interpostos pela instituição, bem como o inquérito civil e o Termo de Ajustamento de Conduta.

A terceira parte trata da jurisprudência, especialmente do STF e do TST, sobre o Ministério Público em geral e o Ministério Público do Trabalho, em particular.

A quarta parte contém os principais modelos de peças processuais utilizadas pelo Parquet Laboral, como petições iniciais, recursos e pareceres pertinentes aos temas tratados.

Na quinta parte, foram selecionadas as principais normas que embasam a atuação ministerial tanto no aspecto judicial quanto no administrativo.

A sexta, e última parte, contém recentes provas escritas do concurso para o cargo de Procurador do Trabalho.

Sobre o autor :



Carlos Henrique Bezerra Leite
é mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Desembargador Federal do Trabalho do TRT/ES. Ex-procurador regional do Trabalho. Professor adjunto de Direito do Trabalho e Direitos Humanos da UFES. Comendador da Ordem Judiciária do Mérito Capixaba da Justiça do Trabalho.


_______________

 Ganhadora :

Isolete Ruschel, do Grupo Atame, de Cuiabá/MT

____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

Ficha de EPI digital e conformidade com normas de segurança

21/11/2024