Comemoração
Instituto dos Advogados de Minas Gerais completa 95 anos de história
Fundado em 7 de março de 1915, por um seleto grupo de juristas mineiros, o Instituto dos Advogados de Minas Gerais é a instituição do gênero mais antiga do Estado. A ata de fundação da instituição registra a escolha, por unanimidade, do jurista Francisco Mendes Pimentel para primeiro presidente do IAMG. Por isso, o Instituto é carinhosamente chamado como Casa Mendes Pimentel. Foi a partir da criação do Instituto dos Advogados Brasileiros, no Rio de Janeiro, em 1843, que foi possível a fundação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e seções estaduais. Há diferenças pontuais entre a atuação do IAMG e da OAB: o Instituto se caracteriza mais pelo conhecimento e pela participação do advogado na vida social e política, como se espera de uma academia do conhecimento jurídico, ao contrário da OAB, que tem função mais representativa da classe e regulatória da atividade.
Desde sua criação, o Instituto dos Advogados se pauta no debate sobre temas diversos relacionados ao Direito, por meio da realização de palestras, congressos, simpósios e cursos. Momentos históricos do País contaram com a participação direta dos associados do Instituto, a exemplo do Manifesto dos Mineiros, em 1943, da Constituição de 1988 (Pronunciamento do Instituto sobre o Projeto de Constituição, coordenado por Raul Machado Horta) e dos estudos sobre o novo Código Civil, em 2002 (lançamento do livro dos Enunciados do Novo Código Civil). Nos últimos dias, a instituição criou uma comissão especial que se dedica a estudar as alterações propostas para o Código de Processo Civil e também elaborar proposições para encaminhamento à Comissão de Juristas, nomeada pelo Senado para preparar o anteprojeto do novo código.
Posse
Durante a sessão solene, serão empossados os seguintes profissionais: Andréa Gouthier Caldas, Armando Quintão Belo de Oliveira Júnior, Azis Tuffi Saliba, Bernardo Ribeiro Câmara, Carla Silene Cardoso Lisboa Bernardo Gomes, Dierle Jose Coelho Nunes, Frederico Gomes de Almeida Horta, Gustavo Almeida Paolinelli de Castro, Gustavo Costa Nassif, Gustavo Fonseca de Castro, Herbert José Almeida Carneiro, Júlio César Faria Zinie, Jorge Ferreira da Silva, José Altivo Brandão Teixeira, José Américo Martins da Costa, Letícia Junger de Castro Ribeiro Soares, Márcia Maria Milanês, Maria Elisa Braz Barbosa, Plauto Rino Pompeu, Tércio Túlio Nunes Marcato e Wladimir Rodrigues Dias.
Medalha do IAMG
Ainda dentro das comemorações dos 95 anos do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, serão condecorados seis profissionais com a Medalha do IAMG. A comenda está em seu terceiro ano e foi criada para reconhecer o trabalho de profissionais de destaque, que atuam em distintas áreas do Direito. Assim, os agraciados com a Medalha do IAMG são:
ADVOGADO Claudiovir Delfino
MAGISTÉRIO JURÍDICO Celso Cordeiro Machado
MAGISTRADO Reynaldo Ximenes Carneiro
MINISTÉRIO PÚBLICO Marco Antônio Borges
POLÍCIA CIVIL Túlio Marcio dos Santos Trindade
SERVIDORIA DA JUSTIÇA Ivo Campos Athayde
Serviço
A sessão solene de celebração do nonagésimo aniversário do IAMG ocorrerá no auditório da OAB, seção Minas (Rua Albita, 250, BH), 5/3, às 19h30. Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Instituto, pelo telefone (31) 3241-1226.
___________________
_______________