Migalhas Quentes

Escritório de advocacia implanta software para gestão de arquivos processuais

O arquivamento físico de processos judiciais parece estar com os dias contados. Benefícios em termos de recursos, tempo e transparência são alguns dos atrativos que fazem da digitalização uma tendência não apenas nos tribunais de todo o país como também em escritórios de advocacia.

26/2/2010


Tecnologia

Escritório de advocacia implanta software para gestão de arquivos processuais

O arquivamento físico de processos judiciais parece estar com os dias contados. Benefícios em termos de recursos, tempo e transparência são alguns dos atrativos que fazem da digitalização uma tendência não apenas nos tribunais de todo o país como também em escritórios de advocacia. Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados entra na onda do futuro e nos conta os resultados da implantação do sistema Macdata, o software da empresa que administra todas as etapas da gestão de arquivos processuais.

__________________
___________

Processo digital e sustentabilidade

a experiência da Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados

Túlio Marcus Carvalho Cunha*

Acompanhando a implacável evolução tecnológica dos últimos tempos, nós do escritório Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados adotamos desde o ano de 2008 o programa MacDigi, da empresa Macdata, para digitalizar todos os processos que administramos.

Esta transição durou cerca de seis meses para ser concluída e hoje o escritório armazena digitalmente, através do sistema da Macdata, cerca de 5000 processos.

O software administra todas as etapas da gestão de arquivos processuais - desde a digitalização até seu armazenamento virtual.

A solução classifica e indexa os processos de acordo com sua especificação, gerando, assim, um número, por meio de código de barras, que é lido, datado e registrado em sistema para organizar e facilitar a localização do arquivo.

A adoção desta tecnologia nos conferiu maior agilidade na execução operacional, proporcionando mais tempo e recurso para o melhor desenvolvimento das atividades do escritório, colaborando também para a otimização do espaço físico e a redução no impacto ambiental, reduzindo em aproximadamente 45% o uso de papel.

Há ainda, além de economia em recursos financeiros, uma inestimável economia de recursos ambientais já que há uma diminuição na impressão de documentos e os papeis dos documentos digitalizados são encaminhados para a reciclagem.

Essa evolução tecnológica buscada pelo escritório não tem como finalidade apenas o acompanhamento da tendência dos Tribunais, a redução no impacto ambiental, mas também mostra transparência na relação havida com os clientes.

Desde que devidamente autorizado, qualquer pessoa pode acessar as informações dos processos que estão sob os cuidados do escritório, sem, contudo, alterar informações ou dados. O acesso é apenas para consulta, tal qual um arquivo físico.

Isso possibilita agilidade na informação para o cliente, bem como demonstra transparência na relação que temos com eles.

Acreditamos que com essa visão de futuro, onde buscamos antecipar as tendências e exigências do mercado, investindo na modernização e sofisticação do nosso trabalho, conseguimos conciliar uma política de sustentabilidade que garantirá um futuro melhor para as novas gerações.

_____________

*Diretor-sócio do escritório Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados

 

 

 

 

 

_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

TJ/MG revoga liminar e veta transfusão em paciente testemunha de Jeová

15/7/2024

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

OAB/SP divulga nova tabela de honorários com 45 novas atividades

15/7/2024

TJ/BA anula sentença após juiz dizer que "lugar de demônio é na cadeia"

15/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024