Migalhas Quentes

Lançamento da obra "Direito Administrativo Sancionador"

No próximo dia 3/3, a Editora RT – Revista dos Tribunais e o autor Fábio Medina Osório, sócio do escritório Medina Osório Advogados, lançam a obra "Direito Administrativo Sancionador". Confira !

1/3/2010


Lançamento

Sócio do escritório Medina Osório Advogados lança obra

Acontece no próximo dia 3/3, o lançamento da obra "Direito Administrativo Sancionador", de autoria de Fábio Medina Osório, sócio do escritório Medina Osório Advogados e publicada pela Editora RT – Revista dos Tribunais. A sessão de autógrafos será na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country (av. Túlio de Rose, 80, loja 302 – Porto Alegre/RS), às 19h.

Sobre a obra :

Embora seja comum a aplicação do Direito Administrativo Sancionador para coibir comportamentos socialmente danosos, não há teorização adequada sobre os princípios norteadores deste ramo jurídico. Ao buscar uma definição funcional e jurídica para as sanções administrativas, o autor redireciona os discursos em torno do tema. Partindo da análise do Direito Administrativo e da crise do sistema punitivo brasileiro, reflete sobre as sanções estatais, os comportamentos ilícitos e sua evolução histórica e evidencia a posição do Direito Administrativo Sancionador e suas potencialidades. Visto isso, cuida de uma teoria jurídica sobre as bases constitucionais do Direito Administrativo Sancionador brasileiro, suas regras e princípios fundamentais, tais como legalidade, tipicidade e culpabilidade, entre outros, abarcando desde as atividades exercidas pelo Poder Judiciário até as atribuições desempenhadas pelas Administrações Públicas, todas sob a égide do devido processo legal. Aponta, ainda, as conexões com modelos normativos comparados e com os direitos fundamentais em jogo.

Sobre o autor :

Fábio Medina Osório é Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991).
- Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Direito Administrativo pela Universidad Complutense de Madrid (2003). Membro do Ministério Público do Rio Grande do Sul de dezembro de 1991 a janeiro de 2006, tendo se exonerado para exercer a advocacia privada. Promotor de Justiça na Promotoria Especializada do Meio Ambiente em Porto Alegre (janeiro de 2002 a fevereiro de 2003) e Promotor-Assessor do Procurador-Geral de Justiça (março a novembro de 2003). Diretor da Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente (ABRAMPA - 2003/2005). Secretário-Adjunto da Justiça e da Segurança/RS (novembro de 2003 a dezembro de 2005). Professor colaborador nos cursos de mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e nos cursos de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público-RS. Presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado - IIEDE.


_________




















_____________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Juíza compara preposto contratado a ator e declara confissão de empresa

18/11/2024

Escritórios demitem estudantes da PUC após ofensas a cotistas da USP

18/11/2024

Estudantes da PUC xingam alunos da USP: "Cotista filho da puta"

17/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB/MG

17/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Transtornos de comportamento e déficit de atenção em crianças

17/11/2024