A solução é renovar
Sylvia Romano*
Esse pensamento do grande escritor português, autor de preciosidades literárias como "A cidade e as Serras" e "O crime do padre Amaro", demonstra que a política sempre foi a mesma. Não que não existam políticos bem intencionados — lamentavelmente a minoria —, mas que o sistema colabora para que a corrupção grasse é uma grande verdade.
Esse estado de corrupção não é só um privilégio brasileiro, pois em todas as sociedades tal quadro sempre esteve junto ao poder. Mesmo nos Estados Unidos, por exemplo, no período em que o país foi governado por John Kennedy (JFK) a corrupção esteve presente, até com influências da própria máfia. Na nossa inculta e ignorante América Latina, então nem se fala, com caudilhos e ditadores fazendo das republiquetas o que bem entendem, desafiando direitos humanos e jogando a democracia na lata do lixo.
No Brasil, pelo menos, a liberdade ainda continua, mas já com algumas tentativas de cerceamentos do governo. Os encastelados no poder tentam de todas as formas driblar as instituições decentes buscando defender o indefensável, ou seja, o alto grau de corrupção em todos os níveis que se fortificou em todas as esferas governamentais do País.
E nós, simples mortais politicamente alienados e excluídos do poder, como podemos reagir a tudo isso? Não temos forças e, infelizmente, não somos unidos o suficiente para reagirmos em grupos de pressão. Mas individualmente, com a nossa única arma disponível que é o voto, em 2010 poderemos sim renovar esta casta política que aí está, buscando novos candidatos que ainda não fazem parte da grande quadrilha que nos governa e que nos impingem goela abaixo os seus desmandos e as suas bandalheiras – é chegada a hora da renovação!
_________________
*Advogada do escritório Sylvia Romano Consultores Associados
______________