Programa de orientação para jovens advogados
Reavivando os ideais da profissão contra o conceito negativo
René Ariel Dotti *
Muito embora o sistema legal e as práticas da Justiça norte-americana sejam muito distintos da nossa cultura jurídica e forense, é importante salientar que existe uma afinidade muito grande entre o que ele prega para os jovens colegas e o que recomendam o Estatuto da OAB e o nosso Código de Ética Profissional (clique aqui).
Como acentua Bennet, a orientação é um método confiável e eficaz para se educar os advogados quanto aos valores, habilidades e herança da profissão que os causídicos têm uns para com os outros, com a sua atividade e a comunidade. Segue-se o programa com o destaque dos objetivos principais:
1) Propiciar uma base para o enriquecimento das relações entre os membros da Ordem e reconstruir, fortalecer e manter a comunidade profissional dos advogados.
2) Passar para as sucessivas gerações de advogados os valores da profissão.
3) Criar uma relação de aprendizagem para o orientador e o orientando em que ambos possam refletir sobre o que significa ser um profissional e sobre a responsabilidade em uma sociedade em constante mudança.
4) Incentivar a reflexão, por parte de todos os membros da associação, sobre a necessidade da Ética na profissão.
5) Auxiliar os colegas nos problemas relacionados com a instituição de ensino e o aprendizado da prática do Direito; com o gerenciamento e a obtenção de sucesso como advogado fora da iniciativa privada; com a cultura da profissão; com as opções da carreira; com o equilíbrio entre os deveres funcionais e as obrigações da vida pessoal; com a solução dos conflitos entre os valores individuais e as atitudes profissionais; com o gerenciamento do estresse da atividade forense.
6) Oferecer assistência especial, em todos os aspectos da advocacia aos colegas que, pela inexperiência ou isolamento, estejam precisando de conselho e orientação.
E como objetivos secundários, se recomenda o auxílio aos jovens profissionais para:
a) aquisição e desenvolvimento de habilidades do cotidiano;
b) enfrentar problemas jurídicos específicos;
c) resolver questões éticas específicas.
__________________
*Advogado do Escritório Professor René Dotti
_____________