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Fraudes bancárias: Como identificar, prevenir e buscar seus direitos

Saiba como identificar, prevenir e buscar seus direitos em casos de fraudes bancárias.

24/10/2024

O aumento das fraudes bancárias no Brasil é alarmante, afetando diretamente consumidores e colocando as instituições financeiras sob maior escrutínio. Golpistas utilizam métodos avançados para acessar dados pessoais, realizar empréstimos fraudulentos e movimentar contas bancárias sem autorização. Segundo a Serasa Experian, mais de 331 mil brasileiros foram vítimas de fraudes financeiras apenas em 2021, e mais de 50% desses casos envolvem contas bancárias ou cartões de crédito.

Principais golpes bancários

Entre os golpes mais comuns estão:

O que fazer em caso de fraude?

Se você for vítima de fraude bancária, siga os seguintes passos para proteger seus direitos:

Caso o banco não resolva o problema, será necessário buscar auxílio jurídico para ajuizar uma ação indenizatória. Para isso, os seguintes documentos são essenciais:

Responsabilidade das instituições financeiras

Em casos como esses, as instituições financeiras têm responsabilidade objetiva pelos danos sofridos pelos consumidores. A 3° turma do STJ consolidou esse entendimento no julgamento do REsp 2.077.278, onde a ministra Nancy Andrighi afirmou que as financeiras são responsáveis pelo extravio de dados que resultam em fraudes, como o golpe do boleto. A responsabilidade do banco decorre do risco da atividade bancária, sendo irrelevante se a fraude foi cometida por terceiros.

Já no julgamento do REsp 2.052.228-DF, a ministra Nancy Andrighi destacou a importância de mecanismos de segurança para evitar transações fora do perfil do cliente. Segundo o STJ, a ausência de verificação e de procedimentos para aprovação de movimentações suspeitas caracteriza um defeito na prestação de serviço. Nesse caso, a instituição financeira foi condenada a cancelar a cobrança de empréstimos fraudulentos e a restituir o dinheiro indevidamente movimentado da conta da vítima.

A responsabilidade objetiva dos bancos está fundamentada no CDC, que impõe o dever de segurança nas operações financeiras. Quando o banco falha na proteção do cliente, ele pode ser responsabilizado civilmente, independentemente de dolo ou culpa.

Ação judicial e direitos do consumidor

Se a instituição bancária não resolver a questão administrativamente, o consumidor pode ajuizar uma ação pleiteando o cancelamento das dívidas originadas pela fraude e uma indenização por danos morais. O STJ tem se posicionado no sentido de que os bancos devem responder por fraudes decorrentes da falta de segurança em suas operações, especialmente quando não adotam mecanismos de verificação eficazes.

A jurisprudência do STJ, especialmente nos casos recentes, fortalece a proteção dos consumidores, responsabilizando as instituições financeiras pela falta de controle e segurança. A condenação do banco em ações dessa natureza inclui o cancelamento de dívidas fraudulentas e, em casos graves, a devolução dos valores subtraídos da conta do consumidor.

Dicas para evitar fraudes bancárias

Mesmo adotando essas medidas, se você se tornar vítima de fraude, busque orientação jurídica para garantir que seus direitos sejam resguardados. As recentes decisões do STJ têm mostrado que os consumidores lesados por falhas de segurança em serviços bancários têm direito à reparação pelos danos sofridos.

Thiago Affonso de Araujo Costa
Advogado. Mestre pela UNESP. Especialista em Direito Processual Civil pela FDRP-USP. Professor da Faculdade Anhanguera e Assessor Jurídico da Comissão Ética e Disciplina da 12ª Subseção da OAB SP.

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