Migalhas de Peso

Reflexões aos colegas advogados sobre o mercado de trabalho futuro

O mercado de trabalho está aberto para quem está bem preparado e estuda constantemente. Nichos como Direito Ambiental, Digital e dos Criptoativos têm alta demanda. A dedicação diária e a ética profissional são essenciais para se destacar.

23/8/2024

Diante das mudanças no mercado de trabalho e de sua rapidez, principalmente, diante do impacto tecnológico e especialmente frente à IA, uma dúvida resurge, principalmente, para os colegas mais jovens, sobre o futuro de nossa profissão.

Sempre reitero que erra quem acredita que o mercado de trabalho está saturado, pelo contrário, o mercado está escancarado, mas, somente para aqueles que estão preparados, que se dedicam incansavelmente, e especialmente, para aqueles que estudam.

O estudo deve ser diário e até o nosso último suspiro existencial, pois, um dia sem estudar, o colega será um dia menos advogado.

Alguns nichos de mercado já existentes, mas não  percebidos adequadamente e novos mercados que surgem rapidamente, são cada vez mais frequentes e competitivos, além de altamente seletivos.

Mercados como os do Direito Ambiental, do Direito Espacial, do Direito Digital, do Direito dos Criptoativos, do Biodireito, do Direito Desportivo, dos Direitos da Mulher e das Minorias, do Direito Internacional, além de outros, ainda carecem de profissionais competentes.

Com a dedicação diária aos estudos e com um comportamento profissional honesto, ético, leal, humanista e transparente, sedimenta-se uma reputação positiva.

Essa percepção da realidade de mercado e da correta utilização dos recursos tecnológicos, destacadamente da inteligência artificial, em nossa atividade profissional, assoalhada em uma reputação positiva, aliada a uma capacitação permanente, resulta, inevitavelmente, em uma carreira de sucesso.

Sempre repito que todas as profissões são importantes para a sociedade, mas a nossa, é a mais linda de todas! Ela nos transforma e juntos, podemos transformar o mundo!

Diante disso, e da facilidade tecnológica para se estudar, até gratuitamente, em qualquer parte do mundo, inexiste desculpa para estagnar e não evoluir, assim, é possível para todos, brilhar na profissão. Está ao alcance das mãos!

Luiz Flávio Borges D'Urso
Advogado criminalista do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, presidente da OAB/SP por três gestões, conselheiro Federal da OAB, presidente de honra da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Ocorrências de fraudes vitimando correntistas do banco C6

23/8/2024

A usucapião e a retificação de matrículas de imóveis confinantes com imóveis presumidamente da União

22/8/2024

Rompendo paradigmas da cultura do devedor

23/8/2024

Reforma tributária: Como o IBS e a CBS podem impulsionar a exportação de serviços no Brasil

23/8/2024

Programas de parceria para advogados: Valem a pena?

22/8/2024