É ano de eleição presidencial nos EUA. Tudo correndo conforme planejado, dia 5 de novembro, dia da eleição, quando o relógio já estiver virando para o dia 6, existe uma grande chance de não só o país mas o mundo tomar conhecimento quem será o novo presidente dos EUA.
Mas antes disso acontecer, é necessário que aconteça o caucus e as primárias. E hoje no calendário eleitoral, é tempo de caucus e primárias.
Aqui nos EUA, o processo de seleção de candidatos presidenciais é complexo e diversificado; envolvendo uma combinação de caucus e primárias. Sem essa combinação, não existe eleição!
Os caucus são reuniões de membros do partido em cada estado, onde os eleitores discutem e votam em seus candidatos preferidos. Podemos dizer que é mais “informal”, de maneira bem aberta, contrária as urnas.
Quanto as primárias, diríamos ser as eleições tradicionais, onde os eleitores votam diretamente em quem desejam que seja o candidato do partido.
É importante ressaltar que nos EUA existem dois principais partidos políticos: O partido democrata e o partido republicano. Cada um desses partidos realiza seus próprios processos de caucus e primárias para escolher seus candidatos presidenciais. No entanto, também existem outros partidos menores que participam do processo eleitoral, embora tenham menos influência ou influência nenhuma.
A forma como os caucus e as primárias são conduzidos varia de estado para estado, devido às diferentes leis estaduais. Alguns estados realizam primárias abertas, onde qualquer eleitor pode votar em qualquer partido, enquanto outros realizam primárias fechadas, onde apenas eleitores registrados no partido podem participar.
Deixando os menos atentos mais confusos, alguns estados realizam caucus, enquanto outros realizam primárias, e a data de realização desses eventos também varia. Complicado?!
A saber, as leis estaduais também determinam os métodos de contagem de votos e atribuição de delegados.
Nos caucus, por exemplo, os votos são frequentemente contados de forma mais complicada, envolvendo múltiplas rodadas de votação e realocação de votos dos candidatos menos populares.
Nas primárias, o processo de contagem de votos é mais direto, com os delegados sendo atribuídos com base nos resultados proporcionais ou vencedor leva tudo, dependendo do estado.
Após os caucus e primárias, os candidatos dos partidos democrata e republicano são oficialmente apresentados nas convenções nacionais.
Nesse ano de 2024, a Convenção Republicana acontecerá entre os dias 15 e 18 de julho na cidade de Milwaukee em Wisconsin.
A Convenção Democrata acontecerá na cidade de Chicago entre os dias 19 e 22 de julho na cidade de Chicago em Illinois.
Com os nomes de cada candidato a corrida presidencial representando o seu partido já definido, sendo o voto facultativo, os dois candidatos se esforçarão tentando fazer que eleitor vote nas eleições gerais de 5 de novembro, elegendo assim o próximo presidente dos EUA.
-------------------------------
Disponível em: https://www.270towin.com/2024-presidential-election-calendar