Migalhas de Peso

Advocacia além das tradições: desenvolvendo competências além do jurídico tradicional

O artigo destaca a necessidade de romper as opções tradicionais na carreira jurídica, abraçando a inovação e desenvolvendo habilidades além do jurídico, visando a transformação digital.

30/1/2024

Na faculdade de Direito aprendemos que o “advogado” tem apenas alguns caminhos pré-estabelecidos para seguir sua carreira profissional, as opções tradicionais são limitadas em ‘advogar na prática’ ou ‘prestar um concurso público’.

Entretanto, será que nossa carreira está realmente limitada em apenas dois caminhos?

E minha resposta é um sonoro NÃO. E, essa negativa é em razão de que não podemos limitar o Operador do Direito apenas as tradicionais opções do mundo jurídico, e vou explicar o motivo.

O mundo passa por uma crescente evolução e transformação digital. E, podemos dizer que a advocacia tem o atual desafio em se relacionar com a inovação jurídica – lembrando que “inovação” é diferente de “tecnologia”. A inovação, nesse caso, está mais relacionada com a eficiência dos processos, visando otimizar a capacidade de realização das tarefas em consonância com melhorias contínuas.

De fato, a advocacia atual não pode mais ser considerada apenas uma atividade intelectual tradicional, temos que romper o mindset fixo, e explorar a mentalidade de crescimento no mundo jurídico, ampliando o campo de visão com novas perspectivas voltadas para a administração, planejamento estratégico, gestão orçamentária e financeira, marketing, gestão de projetos e processos, e tantas outras ferramentas de gestão.

Dessa forma, o desafio atual da advocacia está pautado na mudança comportamental constante, que serve como impulso para a evolução, o advogado passa a ter um novo papel, e começa a ter uma atuação jurídica de alta performance.

Portanto, o advogado precisa desenvolver habilidades além do conhecimento técnico-jurídico, deve ser um profissional com olhar crítico sobre as suas atividades e responsabilidade, estabelecendo metas claras e objetivas para descontruir o paradigma de uma advocacia ultrapassada.

Jéssica Raquel Galione Amorim
Advogada e Supervisora de Legal Operations no escritório Reis Advogados, especialista em Advocacia de Alta Performance.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024