Migalhas de Peso

Desconto de crédito de PIS e Cofins sobre despesas com aluguel de máquinas de bebidas quentes e purificadores de água

O STJ definiu o conceito de insumo para créditos de PIS e Cofins, baseando-se na essencialidade ou relevância do item para a atividade econômica do contribuinte, gerando discussões e processos sobre essa classificação nos casos judiciais e administrativos.

18/11/2023

Há algum tempo, o STJ julgou o Tema 779 dos recursos repetitivos, que tinha por objeto definir o conceito de insumo, para fins de desconto de créditos de PIS e Cofins.

Na oportunidade, foi entendido que “o conceito de insumo deve ser aferido à luz dos critérios de essencialidade ou relevância, ou seja, considerando-se a imprescindibilidade ou a importância de determinado item - bem ou serviço - para o desenvolvimento da atividade econômica desempenhada pelo Contribuinte.”

Tal precedente balizou as discussões sobre crédito de PIS e Cofins sobre insumos.

Todavia, as discussões que norteiam a matéria passaram a ter como objeto a comprovação da essencialidade ou relevância de determinado item para o desenvolvimento da atividade econômica desempenhada pelo contribuinte. Com esta realidade, inúmeros processos, judiciais e administrativos, são instaurados para se obter provimento sobre o enquadramento de determinado insumo no conceito estabelecido pelo STJ.

Recentemente, a Terceira Turma da Câmara Superior do CARF entendeu que despesas com aluguel de máquinas de bebidas quentes e purificadores de água dão direito a crédito de PIS e Cofins. No julgado, o CARF entendeu que tais gastos estão enquadrados no inciso IV do art. 3° das leis 10.637/02 e 10.833/03. O dispositivo tem o seguinte teor:

“IV - aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos, pagos a pessoa jurídica, utilizados nas atividades da empresa;”

O processo em que houve a citada decisão foi o de n° 16349.000229/2009-90. O processo não discutiu se filtros de água eram máquinas ou não, tendo em vista que, conforme o relator se manifestou, essa discussão não foi objeto de recurso.

Gustavo Leite
Advogado no escritório Martins Freitas Advogados Associados.

André Freitas
Sócio Administrador no escritório Martins Freitas Advogados Associados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024