Migalhas de Peso

Entenda como o provisionamento bancário pode ser a solução para as dívidas da sua empresa!

Empreender é um desafio constante, e muitas vezes, os empresários se veem enfrentando dificuldades financeiras que ameaçam a sobrevivência de seus negócios. Essa situação é ainda mais crítica quando falamos de dívidas bancárias, pois o banco possui setores de cobrança para ficar te pressionando até que você pague ou faça uma renegociação com condições extremamente abusivas.

15/11/2023

O que é o provisionamento bancário?

Em síntese, o provisionamento bancário consiste em uma reserva financeira que os bancos têm que fazer para cobrir possíveis inadimplências das operações de crédito que ele fornece.

Esse provisionamento é feito com base em resoluções do Banco Central que classificam os riscos de cada operação pelo tempo de inadimplência, sendo que quanto maior o risco, maior o valor que tem de ser reservado pelo banco, podendo chegar em pouco tempo ao valor total a operação e posteriormente ser dado como prejuízo financeiro no balanço patrimonial do banco.

Como o provisionamento bancário te ajuda a negociar suas dívidas?

Conforme eu expliquei acima, quando há um contrato com parcelas em atraso o banco também tem que reservar valores do próprio bolso, e isso na prática significa que o prejuízo é dobrado, pois além de não receber, o banco está tendo que reservar um valor que poderia estar sendo utilizado para realizar novas operações e trazer lucro ao banco.

E é nesse momento que surgem as oportunidades de acordo que podem trazer condições bem melhores do que aquele renegociação ofertada pelo seu gerente, incluindo descontos significativos e/ou prazos de pagamento mais longo.

Então basta não fazer nada e ficar inadimplente para conseguir um acordo?

Essa é a pergunta que recebo diariamente quando explico sobre o provisionamento para empresários que estão com dívidas bancárias, e infelizmente tenho que informá-los que não funciona dessa forma, e inclusive, ficar parado esperando pode ser a pior opção.

Quando o banco está diante de uma situação de inadimplência, ele não perde tempo para dar início aos procedimentos legais para recuperar o crédito e a depender do valor da sua dívida, logo após o primeiro mês de inadimplência o banco irá entrar com um processo de execução solicitando o bloqueio de valores em suas contas bancárias, penhora de bens entre outras medidas, como por exemplo o bloqueio da sua CNH e/ou passaporte.

Victor Araújo Bonifácio Pires
Advogado e sócio da Bonifácio, Simonato & Stoterau Sociedade de Advogados. Especializado em demandas contra bancos e financeiras.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

A revisão da coisa julgada em questões da previdência complementar decididas em recursos repetitivos: Interpretação teleológica do art. 505, I, do CPC com o sistema de precedentes

21/11/2024