O que é o provisionamento bancário?
Em síntese, o provisionamento bancário consiste em uma reserva financeira que os bancos têm que fazer para cobrir possíveis inadimplências das operações de crédito que ele fornece.
Esse provisionamento é feito com base em resoluções do Banco Central que classificam os riscos de cada operação pelo tempo de inadimplência, sendo que quanto maior o risco, maior o valor que tem de ser reservado pelo banco, podendo chegar em pouco tempo ao valor total a operação e posteriormente ser dado como prejuízo financeiro no balanço patrimonial do banco.
Como o provisionamento bancário te ajuda a negociar suas dívidas?
Conforme eu expliquei acima, quando há um contrato com parcelas em atraso o banco também tem que reservar valores do próprio bolso, e isso na prática significa que o prejuízo é dobrado, pois além de não receber, o banco está tendo que reservar um valor que poderia estar sendo utilizado para realizar novas operações e trazer lucro ao banco.
E é nesse momento que surgem as oportunidades de acordo que podem trazer condições bem melhores do que aquele renegociação ofertada pelo seu gerente, incluindo descontos significativos e/ou prazos de pagamento mais longo.
Então basta não fazer nada e ficar inadimplente para conseguir um acordo?
Essa é a pergunta que recebo diariamente quando explico sobre o provisionamento para empresários que estão com dívidas bancárias, e infelizmente tenho que informá-los que não funciona dessa forma, e inclusive, ficar parado esperando pode ser a pior opção.
Quando o banco está diante de uma situação de inadimplência, ele não perde tempo para dar início aos procedimentos legais para recuperar o crédito e a depender do valor da sua dívida, logo após o primeiro mês de inadimplência o banco irá entrar com um processo de execução solicitando o bloqueio de valores em suas contas bancárias, penhora de bens entre outras medidas, como por exemplo o bloqueio da sua CNH e/ou passaporte.