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O que acontece quando se toma advertência no trabalho?

Caso você chegue a receber esse tipo de notificação, é importante entender do que se trata. Sobretudo, saber quais riscos você corre até mesmo com relação à perda do emprego.

14/8/2023

Tomar uma advertência no trabalho é diferente de receber um aviso. Isso porque esse tipo de notificação possui um outro significado para a lei trabalhista.

Para que o ambiente de trabalho seja propício para o convívio dos funcionários e gestores, é preciso seguir regras. Essas podem ser de conduta, convivência, dentre outras.

Uma vez que você desrespeita essas normas, é possível receber advertência no trabalho. Porém, isso vai depender da maneira em que a empresa lida com os erros dos funcionários.

Por isso, caso você chegue a receber esse tipo de notificação, é importante entender do que se trata. Sobretudo, saber quais riscos você corre até mesmo com relação à perda do emprego.

O que é uma advertência no trabalho

Podendo ser considerada um tipo de punição trabalhista, a advertência no trabalho é um aviso para que o funcionário reveja a sua conduta.

Sobretudo, essa notificação serve como uma medida educativa para que o funcionário reconheça um ato irregular e evite continuar com esse comportamento.

Portanto, a advertência no trabalho pode anteceder punições mais severas. Inclusive, a depender da gravidade dos atos, o funcionário pode chegar a ser demitido por justa causa.

Tudo isso vai depender de como a empresa lida com os erros dos funcionários e quais punições costuma adotar para atos de diferentes níveis de gravidade.

É importante saber também que embora a advertência no trabalho seja um recurso legal, ela não pode ser utilizada de qualquer maneira. Inclusive, em alguns casos, a advertência também pode ser obrigatória. Confira a seguir.

Em quais situações a advertência pode acontecer

Antes de adotar a demissão por justa causa, considerada a penalidade máxima no ambiente de trabalho, a empresa pode adotar outros recursos. Assim, a advertência no trabalho tem esse papel de alertar o funcionário de uma má conduta para que ele consiga mudar sua atitude, evitando uma justa causa.

Confira a seguir algumas situações onde a advertência no trabalho pode ser utilizada:

Também existem os casos onde esse tipo de advertência é obrigatória e pode ser utilizada tanto em ambiente virtual quanto físico. Confira:

Quais os tipos de advertência que pode ser recebida no trabalho

Aceita pela lei trabalhista e vista como uma medida legal, a advertência no trabalho pode ser feita de diferentes formas.

Advertência verbal

Essa deve ser a primeira tentativa de alertar o trabalhador sobre os erros de comportamento.

É indicado que seja feita de maneira discreta, sem expor o funcionário na frente de outros colegas. Isso porque caso seja feito com exposição, o funcionário pode se sentir humilhado. E se isso acontecer, ele pode entrar com um processo de assédio moral contra a empresa.

Portanto, ao comunicar a advertência no trabalho ao funcionário, seja claro e transparente, sempre com o intuito de orientar o trabalhador.

Advertência escrita

Para realizar esse tipo de advertência, é indicado que a empresa tenha tentado inicialmente uma advertência verbal.

Caso o funcionário ainda continue insistindo na sua conduta desrespeitosa ou fora das normas da empresa, então é cabível uma advertência por escrito.

Portanto, esta é considerada como uma punição mais rígida após advertência verbal.

O documento de advertência deve ser impresso em duas vias e conter as informações sobre o ocorrido. Inclusive, deve estar determinado no documento que o funcionário já recebeu uma advertência verbal anteriormente. Além disso, a falha ou erro do trabalhador também precisam estar especificados no documento.

Suspensão

Seguindo a lógica dos níveis de gravidade das advertências, a suspensão vem logo após a verbal e a escrita. Se a empresa tentou essas duas formas, mas mesmo assim o funcionário continua insistindo na má conduta, então a suspensão pode ser utilizada.

Esse tipo de advertência pode durar até 30 dias e os dias podem ser descontados da folha de pagamento. Caso o período de suspensão ultrapasse esse número de dias, então é possível ocorrer a rescisão indireta do contrato.

Demissão por justa causa

Essa é a punição mais severa e deve ser aplicada quando as outras tentativas de aviso ao trabalhador não tenham funcionado. Dessa forma, o funcionário é demitido sem o direito a receber as indenizações da demissão. Portanto, não é um bom negócio!

O que diz a Lei sobre o recebimento de advertências no trabalho

A CLT ou Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), não tem especificamente um artigo sobre o assunto. Porém, é possível encontrar informações sobre advertência no trabalho nos artigos  Artigo 493 e Artigo 482 da CLT.

Nos artigos, você pode encontrar as causas que podem ensejar uma demissão por justa causa.

Como pode ser aplicada a advertência

A advertência no trabalho também deve seguir uma série de etapas antes de chegar à rescisão indireta ou à demissão por justa causa. São elas:

É possível receber uma advertência abusiva

Embora esteja claro como funcionam os diferentes tipos de advertência, mesmo assim se você achar que não cabia esse tipo de punição, é possível contestar.

Isso porque podem existir algumas situações em que a notificação pode ser considerada abusiva, como:

Caso você tenha recebido uma advertência abusiva, entre em contato com um advogado trabalhista. Esse profissional é o mais capacitado para entender a sua situação, reunir provas e garantir seu direito na Justiça.

Suzana Poletto Maluf
Especialista em direito previdenciário, benefícios sociais e aposentadorias. @malufsuzana

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