Migalhas de Peso

O legal design como aliado no combate contra ações predatórias

Essas soluções inéditas e singulares, resultam no arrefecimento das demandas garantido economia e uma maior celeridade processual.

18/7/2023

O Legal Design, é uma abordagem inovadora que combina o design com o direito, e tem se mostrado um aliado poderoso no combate contra ações predatórias em diversas áreas.

O fenômeno da crescente judicialização predatória no âmbito nacional tem como característica o ajuizamento em massa de petições padronizadas, artificiais e com teses genéricas, práticas essas, realizadas por advogados demandistas que visam obter vantagens indevidas. O combate a essas ações requer estratégias eficazes e inovadoras.

A presença de advogados demandistas e de profissionais ofensores é uma realidade do judiciário nacional de maneira que, o Legal Design se preocupa com a prevenção contra as ações predatórias, antecipando soluções por meio do design thinking e fortalecendo as relações jurídicas.

Uma das formas de utilizar o Legal Design no combate a essas ações predatórias é através da educação jurídica, que, por meio de materiais didáticos e interativos, capacita as pessoas para identificar fraudes documentais e direciona quais são as ações de combate mais indicadas.

Ao antecipar o problema e fortalecer as relações jurídicas, essa abordagem contribui para prevenir práticas predatórias, promovendo maior justiça e equidade. Com a união do design e do direito, estamos construindo um ambiente jurídico mais transparente, justo e resiliente, no qual as ações predatórias encontram maiores obstáculos e as relações jurídicas são fortalecidas em prol de uma sociedade mais justa.

Em conclusão, o Legal Design tem se mostrado uma ferramenta valiosa no combate às ações predatórias, oferecendo abordagens inovadoras que visam tornar o direito mais acessível e eficiente. Essas soluções inéditas e singulares, resultam no arrefecimento das demandas garantido economia e uma maior celeridade processual.

Emanuele Chaves
Coordenadora Jurídica do departamento de Legal Design

Camila Faria Gonçalves da Silva
Carreira desenvolvida na área Jurídica com destacada experiência em departamento jurídico e escritório com prestação de consultoria e serviços jurídicos de natureza preventiva e contenciosa.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024