Migalhas de Peso

A tecnologia aliada ao Direito: O advogado 4.0

O cliente também acaba atribuindo mais valor ao serviço ofertado. Em suma, a advocacia 4.0 alia a tecnologia à prática jurídica para trazer mais eficiência aos processos rotineiros da área.

26/6/2023

O mundo vem se transformando cada vez mais graças a tecnologia, trazendo a reboque diversas vantagens e facilidades, inclusive para a área do Direito, como a possibilidade de automatizar processos e dar mais tempo para advogados se dedicarem ao atendimento dos clientes.

Processos que antes eram lentos e burocráticos, vêm se transformando, e o advogado precisa mudar sua forma de pensar e de trabalhar para acompanhar a evolução da profissão. Nesse contexto, surgiu o conceito do advogado 4.0, profissional do Direito que tem à sua disposição recursos tecnológicos que o auxiliam em uma atuação mais estratégica e também no processo de tomada de decisões.

Mas para que os recursos tecnológicos façam a diferença no trabalho, o advogado 4.0 também precisa dominar os recursos digitais para dinamizar o atendimento. A ideia é que o profissional seja o protagonista do processo, analisando os dados e oferecendo uma solução em um curto espaço de tempo.

O advogado 4.0 entende que a tecnologia está disponível para facilitar seu trabalho, não para substituí-lo. A revolução tecnológica trouxe diversos benefícios para a sua rotina, e nesse texto listo quatro das mais importantes.

Dessa forma, o cliente também acaba atribuindo mais valor ao serviço ofertado. Em suma, a advocacia 4.0 alia a tecnologia à prática jurídica para trazer mais eficiência aos processos rotineiros da área. Para se tornar um advogado 4.0, o profissional precisa entender que a tecnologia é uma aliada, investir em inovação e criatividade e divulgar seus conhecimentos jurídicos.

Gabriel Mancuso
Fundador e CEO da JusCash

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Cidadania para ítalo-brasileiros: Quid iuris?

9/4/2025

Alguns apontamentos sobre retificação da matrícula e o georreferenciamento de imóvel rural

10/4/2025

O envelhecimento é um ato solitário

9/4/2025

Grupo Safras: Quando a recuperação judicial perde o propósito

10/4/2025

O papel dos magistrados na dinâmica processual e o indeferimento da desistência do recurso no âmbito do STJ

9/4/2025