Migalhas de Peso

Golpe da falsa central de atendimento: como se proteger

Para se proteger contra esse tipo de golpe, é importante estar em constante vigilância, e não se precipitar em momento algum.

22/6/2023

O golpe da falsa central de atendimento é uma fraude muito proveitosa para os golpistas, pois ele possui a capacidade de arruinar a vida financeira de uma pessoa pra sempre, se ela cair. E após concluído o golpe, apenas com uma ação judicial, realizada por um advogado especialista, que há uma chance de reverter a situação.

Mas primeiramente, o que é uma falsa central de atendimento?

Uma falsa central de atendimento é uma fraude em que criminosos se passam por atendentes de grandes empresas, como bancos, para roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Os golpistas utilizam técnicas de engenharia social para convencer as vítimas de que o contato é autêntico e induzi-las a compartilhar dados para concluir uma determinada operação. As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional e senso de urgência. Tentativas de invasão na conta, compras suspeitas ou atualizações de segurança no aplicativo são algumas das iscas. Os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Usam até mesmo alguns dos seus dados pessoais ou financeiros na ligação, tudo isso com o objetivo de criar uma autoridade maior.

Como ela opera?

O golpe da falsa central de atendimento começa com uma ligação, e-mail ou mensagem de um banco ou empresa em que você tem uma conta ou cadastro. O contato pode ser feito por diversos canais de comunicação direta, como telefone, e-mail e WhatsApp. Os golpistas fazem a lição de casa e sabem que você é cliente do banco ou empresa em questão, informam o nome do seu gerente, da sua conta, seu CPF e quaisquer outros dados que precisarem. Inventam assim, uma situação falsa e induzem a vítima a compartilhar dados para concluir uma determinada operação. Com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pede que ela faça algumas operações na conta – seja pelo app do celular, por algum site ou caixa eletrônico. E é aí que acontece o golpe: o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo golpista faz com que a vítima compartilhe informações pessoais e financeiras, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.

Como os golpistas conseguem os dados?

Os golpistas conseguem os dados das vítimas por meio de técnicas de engenharia social, como phishing, que consiste no envio de armadilhas por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles também podem obter informações por meio de vazamentos de dados ou comprá-las em mercados ilegais na internet. Além disso, os golpistas podem se passar por funcionários de empresas de telemarketing ou de call centers terceirizados para obter informações pessoais e financeiras das vítimas.

Sinais de alerta para identificar uma central de atendimento falsa

Existem alguns sinais de alerta que podem ajudar a identificar uma central de atendimento falsa:

Dicas para proteger-se contra os golpes de falsa central de atendimento

Existem algumas dicas práticas para se prevenir desse golpe, e assim proteger o próprio patrimônio e o da sua família.

Deve-se ter em mente que nunca é prudente fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagem, independente de quem seja. É importante também verificar a autenticidade da central de atendimento antes de fornecer informações pessoais.

Não clique em links suspeitos ou baixe atualizações de aplicativos ou arquivos de fontes desconhecidas. Seja altamente desconfiado, pois o banco dificilmente liga para os seus clientes. É comum que os golpistas ameacem você com consequências negativas. Fique atento.

Como verificar a autenticidade de uma central de atendimento antes de fornecer informações pessoais

Antes de fornecer informações pessoais, é importante verificar a autenticidade da central de atendimento. Algumas medidas que podem ser tomadas incluem:

O papel das instituições financeiras na prevenção de golpes

As instituições financeiras têm um papel importante na prevenção de golpes, sejam eles quaisquer. É necessário que elas orientem seus clientes sobre os riscos desse tipo de golpe e adotem medidas de segurança para evitar que seus clientes sejam vítimas de fraudes.

E podem ser responsabilizadas. Porque é de responsabilidade dos bancos e financeiras, criar mecanismos de segurança para prevenir e remediar, além de ressarcir o consumidor que teve o prejuízo.

Um golpe onde há todo um convencimento por parte do golpista para com o consumidor, é baseado num vazamento de dados. E é dever dos bancos e instituições financeiras tratar os dados dos seus clientes, com mais zelo. Além do próprio número de telefone.

Conclusão

O golpe da falsa central de atendimento é uma fraude em que criminosos se passam por atendentes de grandes empresas para roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Para se proteger contra esse tipo de golpe, é importante ficar atento a qualquer tipo de contato de centrais de atendimento, verificar a autenticidade da central de atendimento antes de fornecer informações pessoais

Guilherme Monteiro
Advogado, especialista em Direito Bancário, CEO e Sócio Fundador da Monteiro e Moura Advogados, escritório referência em todo o Brasil na luta contra os abusos dos Bancos e Financeiras

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024