O golpe da falsa central de atendimento é uma fraude muito proveitosa para os golpistas, pois ele possui a capacidade de arruinar a vida financeira de uma pessoa pra sempre, se ela cair. E após concluído o golpe, apenas com uma ação judicial, realizada por um advogado especialista, que há uma chance de reverter a situação.
Mas primeiramente, o que é uma falsa central de atendimento?
Uma falsa central de atendimento é uma fraude em que criminosos se passam por atendentes de grandes empresas, como bancos, para roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Os golpistas utilizam técnicas de engenharia social para convencer as vítimas de que o contato é autêntico e induzi-las a compartilhar dados para concluir uma determinada operação. As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional e senso de urgência. Tentativas de invasão na conta, compras suspeitas ou atualizações de segurança no aplicativo são algumas das iscas. Os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Usam até mesmo alguns dos seus dados pessoais ou financeiros na ligação, tudo isso com o objetivo de criar uma autoridade maior.
Como ela opera?
O golpe da falsa central de atendimento começa com uma ligação, e-mail ou mensagem de um banco ou empresa em que você tem uma conta ou cadastro. O contato pode ser feito por diversos canais de comunicação direta, como telefone, e-mail e WhatsApp. Os golpistas fazem a lição de casa e sabem que você é cliente do banco ou empresa em questão, informam o nome do seu gerente, da sua conta, seu CPF e quaisquer outros dados que precisarem. Inventam assim, uma situação falsa e induzem a vítima a compartilhar dados para concluir uma determinada operação. Com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pede que ela faça algumas operações na conta – seja pelo app do celular, por algum site ou caixa eletrônico. E é aí que acontece o golpe: o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo golpista faz com que a vítima compartilhe informações pessoais e financeiras, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.
Como os golpistas conseguem os dados?
Os golpistas conseguem os dados das vítimas por meio de técnicas de engenharia social, como phishing, que consiste no envio de armadilhas por e-mail, SMS ou WhatsApp. Eles também podem obter informações por meio de vazamentos de dados ou comprá-las em mercados ilegais na internet. Além disso, os golpistas podem se passar por funcionários de empresas de telemarketing ou de call centers terceirizados para obter informações pessoais e financeiras das vítimas.
Sinais de alerta para identificar uma central de atendimento falsa
Existem alguns sinais de alerta que podem ajudar a identificar uma central de atendimento falsa:
- O atendente pede informações pessoais e financeiras, como senhas, números de cartão de crédito e dados bancários.
- O atendente pressiona a vítima a tomar uma ação imediata, como fazer uma transferência ou clicar em um link.
- O atendente não se identifica corretamente ou não fornece informações suficientes sobre a empresa ou banco em questão.
- O atendente usa uma linguagem técnica ou jargões que a vítima não entende.
- O número de telefone ou e-mail usado pelo atendente não é o mesmo que o oficial da empresa ou banco em questão.
Dicas para proteger-se contra os golpes de falsa central de atendimento
Existem algumas dicas práticas para se prevenir desse golpe, e assim proteger o próprio patrimônio e o da sua família.
Deve-se ter em mente que nunca é prudente fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagem, independente de quem seja. É importante também verificar a autenticidade da central de atendimento antes de fornecer informações pessoais.
Não clique em links suspeitos ou baixe atualizações de aplicativos ou arquivos de fontes desconhecidas. Seja altamente desconfiado, pois o banco dificilmente liga para os seus clientes. É comum que os golpistas ameacem você com consequências negativas. Fique atento.
Como verificar a autenticidade de uma central de atendimento antes de fornecer informações pessoais
Antes de fornecer informações pessoais, é importante verificar a autenticidade da central de atendimento. Algumas medidas que podem ser tomadas incluem:
- Verificar o número de telefone da central de atendimento no site oficial da empresa;
- Entrar em contato com a empresa por meio dos canais de atendimento oficiais;
- Pesquisar na internet sobre a empresa e a central de atendimento
O papel das instituições financeiras na prevenção de golpes
As instituições financeiras têm um papel importante na prevenção de golpes, sejam eles quaisquer. É necessário que elas orientem seus clientes sobre os riscos desse tipo de golpe e adotem medidas de segurança para evitar que seus clientes sejam vítimas de fraudes.
E podem ser responsabilizadas. Porque é de responsabilidade dos bancos e financeiras, criar mecanismos de segurança para prevenir e remediar, além de ressarcir o consumidor que teve o prejuízo.
Um golpe onde há todo um convencimento por parte do golpista para com o consumidor, é baseado num vazamento de dados. E é dever dos bancos e instituições financeiras tratar os dados dos seus clientes, com mais zelo. Além do próprio número de telefone.
Conclusão
O golpe da falsa central de atendimento é uma fraude em que criminosos se passam por atendentes de grandes empresas para roubar dados e dinheiro de suas vítimas. Para se proteger contra esse tipo de golpe, é importante ficar atento a qualquer tipo de contato de centrais de atendimento, verificar a autenticidade da central de atendimento antes de fornecer informações pessoais