A área de atuação Psiquiatria Forense é uma subespecialidade médica, que juntamente com a Psicologia Jurídica tem como um dos objetivos esclarecer para a Justiça, qual a relação entre condição mental hígida ou não, e atos jurídicos praticados, como sendo legítimos, lógicos, racionais, compreensíveis por bom senso, ou não.
Além de questões médicas claramente pertinentes da clínica psiquiátrica, os aspectos psicológicos como um todo, embasam o estudo das Neurociências, que atua na compreensão dos diagnósticos e funcionamento do sujeito, considerando as devidas fundamentações científicas, para além dos critérios de saúde e doença, propriamente ditos.
A parte extra diagnóstico, entre outros aspectos, recomenda que seja levantada a Coerência Biográfica do indivíduo, por exemplo ao ser acusado de praticar determinado ato antijurídico.
Este meio pericial visa avaliar o quão lógico um ato antijurídico, do passado, esteve em relação ao comportamento do sujeito ao longo da vida, ou seja, a congruência entre o estado considerado longitudinal da pessoa e o apresentado no momento de determinado ato sob acusação.