Migalhas de Peso

O que é e para que serve uma holding familiar?

Cada família vai ter necessidades, estratégias e objetivos específicos, mas em geral, a holding familiar é uma forma de unificar os negócios da família, oferecer proteção, simplicidade e planejamento.

9/6/2023

De forma bem suscinta, podemos dizer que uma holding familiar é uma empresa criada por uma família para administrar e controlar seus bens.

É uma forma de estrutura organizacional que permite que a família mantenha o controle de seus negócios, ao mesmo tempo em que separa suas finanças corporativas das pessoais.

Uma holding familiar pode ser estabelecida para administrar uma série de empresas diferentes em que a família tenha interesses. Essa estratégia é usada para manter o controle das empresas enquanto segrega os ativos e responsabilidades. Entre as vantagens de se criar uma holding familiar estão:

  1.  Proteção dos acionistas: a holding pode proteger os acionistas de responsabilidades pessoais decorrentes de possíveis passivos corporativos.
  2. Simplificação da gestão: a holding pode centralizar a gestão e o controle dos negócios da família.
  3. Sucessão: permite a planejar a sucessão nas empresas familiares através da instituição de mecanismos de governança e sucessão.
  4. Planejamento tributário: também possibilitar redução de carga fiscal, desde que de forma lícita.

Para criar uma holding familiar, a família pode criar uma empresa específica, transferir as ações de cada empresa para a holding ou até mesmo criar empresas que serão controladas pela holding.

Cada família vai ter necessidades, estratégias e objetivos específicos, mas em geral, a holding familiar é uma forma de unificar os negócios da família, oferecer proteção, simplicidade e planejamento.

Sheila Shimada Migliozi Pereira
Sócia da HSVL Advogados, professora na GETUSP e Sebrae, conselheira do CONIN e mentora na ABstartups, LLM pela IBMEC, Loyola University of Chicago, extensão pela FGV, Pós-graduação pela PUC -SP.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024