Migalhas de Peso

Publicidade limitada na advocacia

O networking é uma via de mão dupla. Não é suficiente apenas conhecer pessoas novas. É preciso manter um relacionamento de confiança e respeito com elas.

26/5/2023

Como bons profissionais que somos, estamos sempre buscando novas oportunidades de crescimento, aprendizado e desenvolvimento. Nesse sentido, o tão famoso “networking” pode ser um grande aliado para alcançarmos nossos objetivos empreendedores, e decisivo no nosso sucesso.

Na tradução livre do inglês, networking significa rede de contatos. Nada mais é do que um conjunto de pessoas que conhecemos e que, de alguma forma, nos empresta sua credibilidade para nos apresentar a outras pessoas, com objetivo de contribuir para o nosso crescimento profissional.

Como assessor de imprensa atuante há muitos anos com notícias relacionadas ao universo jurídico, consigo afirmar categoricamente que o advogado é, antes de qualquer coisa, um empreendedor nato! Isso porque, como se não bastasse a sua publicidade totalmente limitada (pelo Código de Ética da OAB), existem ainda, entre outros desafios, aqueles que pensam que o advogado deve sempre prestar esclarecimentos - consultas - sem cobrar honorários.

Pensando nesses dois desafios, e mais aqueles que não mencionados aqui - e são inúmeros - o advogado sempre precisa se destacar utilizando os poucos meios a ele disponíveis: excelência na atuação e o boca a boca. Daí a importância do networking na advocacia.

Há alguns anos atrás, enquanto atuava como diretor de televisão, antes de me tornar assessor de imprensa, eu conheci um ilustre advogado da região do ABC Paulista, Dr. Ilmar Muniz, que fazia com que esta ferramenta, o networking, fosse algo extremamente benéfico para sua atividade laboral. Promovia, à época, encontros e jantares de negócios a fim de conectar empresários de diversos segmentos, para que se conhecessem e pudessem, de alguma maneira, contribuir um com o outro.

A regra é muito clara: quando nosso cliente está bem, com seu negócio saudável, isso reflete em nós, prestadores de serviço, sejam eles quais forem. Compartilhamos, na comunicação, da mesma dor que o direito: somos, muitas vezes, vistos como custo e, portanto, os primeiros a serem cortados do orçamento. Então a necessidade de nos fazermos úteis aos nossos clientes, além da nossa atuação para a qual fomos contratados, torna-se cada vez mais essencial.

Esse projeto foi ganhando corpo até se transformar em um importante evento entre empresários de diversos segmentos, por onde já passaram nomes como Marlene Querubim, dona do Circo Spacial, Marcelo Camargo, executivo do Magic City, o saudoso Leandro Costa, proprietário de uma das maiores empresas de pára-raios do Brasil, que infelizmente perdemos em decorrência de ter sido acometido pela Covid-19, entre outros grandes nomes da indústria, varejo e construção civil. Os encontros geraram, entre os empresários envolvidos, mais de 25 milhões de reais em negócios.

Recentemente fui convidado para conhecer de perto a proposta do projeto, no último encontro promovido pelo Dr. Ilmar envolvendo Giancarlo Tubini, um dos maiores nomes de SP no segmento da engenharia civil, executivo da F.Bonano Engenharia, Luciana Barreto, fundadora de um também importante escritório de arquitetura no ABC Paulista, Marcelo de França, representando a construção civil, Cristiano Montilla, autoridade no ramo de seguros e Rafael Dalla Rosa, Secretário de Habitação e Regularização Fundiária do município de Santo André, que é o epicentro da geração de negócios no Grande ABC.

Embora impossibilitado de estar presente no jantar, ocorrido no Noah, um dos restaurantes mais sofisticados da capital paulista, localizado no interior do Blue Tree, na Faria Lima, pude acompanhar, no pós-evento, que poucos dias após a realização deste encontro, os empresários já começaram a gerar negócios entre si. É ou não é importante o networking para qualquer negócio, até mesmo no "empreendedorismo" jurídico?!

Bem que eu gostaria mesmo de ter participado do jantar, principalmente pelo fato de os empresários serem levados ao restaurante, pelo Dr. Ilmar, de helicóptero, partindo do Campo de Marte. Afinal, outra das minhas paixões é a aviação, e visualizar São Paulo, capital brasileira dos negócios, por cima, é realmente impagável.

Entendo que a grande "sacada" desses eventos seja identificar as pessoas que podem contribuir para o crescimento profissional uma das outras e estabelecer um contato muito pessoal com elas, por meio de toda essa experiência envolvida. Pelo que acompanho, ao longo desses anos, a seleção dos convidados não me parece aleatória, aparentemente seguindo um raciocínio bastante prático: quem pode contribuir com o outro, e como? Afinal, um dos principais objetivos do networking é ter uma abordagem sincera e natural. Em vez de pensar quais os benefícios que você pode obter com essa pessoa, preocupar-se em entender as necessidades dela e, se possível, ajudá-la, mesmo que a conectando a outras pessoas para isso.

Por fim, o networking é uma via de mão dupla. Não é suficiente apenas conhecer pessoas novas. É preciso manter um relacionamento de confiança e respeito com elas. E quem melhor e de maior confiança que nosso advogado, para nos colocar em contato com essas “pessoas-chave”, certo?!

Flademir Pereira
Assessor de imprensa há 15 anos, atuando na comunicação externa de diversas empresas de grande porte de todos os segmentos. Apaixonado pela comunicação jurídica.

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