Como conseguir a eficiência máxima no cálculo e recolhimento de impostos?
Essa pergunta é recorrente em reuniões C-LEVEL de multinacionais, mas também em pequenos negócios que visam a subsistência de muitos brasileiros.
Nosso sistema tributário é assombroso e cada nova regra que surge em nosso universo legislativo, mais uma linha ou condicional é incluída em nossos sistemas e planilhas para cálculo ou ajuste de algo que outrora era feito de maneira completamente diversa.
Muitas vezes, como executivos, discutimos as novidades e encaminhamos ao nosso time para providências mas não nos certificamos da aplicação daquela nova variação, condicional ou ajuste.
A área fiscal não tem margem de erro, nunca é possível corrigir sem pagar um pedágio (juros e multa) e não escancarar a todas as demais áreas que não fomos “ágeis o suficiente” para ler, entender e aplicar a norma dentro daquele período de apuração. Nossos erros sempre são causadores de dores, desembolso de caixa e infinitos calls para explicarmos o inexplicável...entendemos a regra mas não atualizamos nossos controles devidamente.
Além de entender, assimilar e verificar os impactos da nova norma ao seu negócio é necessário lembrar do básico: as planilhas e o sistema não serão ajustados automaticamente. A inteligência artificial ainda não é capaz de gerir completamente sozinha um sistema tributário tão engessado e complexo quanto o brasileiro. Nossos profissionais precisam atuar exaustivamente para que tudo esteja adequado até o próximo fechamento, não podemos contar com reaberturas de livros sem pagar o preço imposto pelo fisco.
É fundamental que além de nos mantermos atualizados e atentos sobre as novidades legislativas, tenhamos olhar clinico sobre a implementação e execução do plano desenhado junto aos nossos times e principalmente na atualização de sistemas e planilhas, que muitas vezes fazem com que toda a estratégia seja desprezada.
Lembre-se do básico que funciona, crie estratégias para garantir que todo o sistema basal de seu negócio esteja devidamente atualizado e bem embasado nas regras que surgem quase diariamente em nosso país.