Migalhas de Peso

CHAT GPT: ele vai redigir suas petições?

A tecnologia pode nos trazer muita produtividade, mas jamais substituirá a inteligência humana. Então, continue fazendo algo que a inteligência artificial não é capaz de fazer.

6/2/2023

O CHAT GPT é uma caixa de textos, onde você apresenta uma pergunta, sem precisar de qualquer técnica. Faz um pedido, uma sugestão e recebe uma resposta.

Ao contrário do Google, que lhe traz como resposta inúmeros textos e conteúdo, para que você leia e procure entender a resposta, o Chat GPT entende a mensagem, busca os dados e oferece uma mensagem coesa, demonstrando expertise sobre o assunto questionado. Pode criar histórias, roteiros, legendas, responde perguntas, cria slogans, de forma rápida e eficiente.

Para nós, advogados, ele ainda não poderá substituir a expertise. Por que, apesar de respostas convincentes e relevantes, ainda possui diversas limitações, como respostas recebidas com base de dados coletadas sem informações bibliográficas, não há confiabilidade em suas fontes, ou certeza quanto a direitos autorais. Diante disso, percebe-se que o poder do conhecimento e da interpretação não foi substituído.

Chamado de conteúdo sintético, não tem consciência, emoção ou intenção própria em suas respostas. Então, a tecnologia nos permite maior produtividade em atividades rotineiras, mas em nada substituirá a inteligência humana.

Saber usar a ferramenta sem perder sua sede de conhecimento e seu senso crítico é o que gerará algo de valor. O escasso é valorizado, então senso crítico, capacidade de pensamento reflexivo, saber fazer as perguntas certas, o poder de análise do conteúdo ofertado pelo chatbot, isso sim será o valorizado no trabalho do advogado.

Preparada para gerar conteúdo automático, a inteligência artificial será incapaz de substituir habilidades e capacidades únicas do advogado culto, competente, habilidoso e capaz de entender e avaliar as particularidades do caso.

Apesar de polêmico, é importante ao advogado conhecer esta ferramenta e tirar o máximo proveito que esta tecnologia pode criar a seu escritório. Mas, o cliente continuará exigindo a empatia e o atendimento personalizado de um advogado preparado.

PS: Apenas lembrando que, esta é a versão 3 do projeto. Muitas outras virão! E, a versão 4 será lançada ainda em 2023, prometendo ainda mais inovações.

Lucinete Cardoso
Mestre em Direito. Prof. Universitária. Advogada com experiência em assessoria empresarial, Contratos, personificação jurídica, estrutura societária, governança, mercado de capitais, novas tecnologias

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Partilha de imóvel financiado no divórcio

15/7/2024

Inteligência artificial e Processo Penal

15/7/2024

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

O setor de serviços na reforma tributária

15/7/2024