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Treinamento de compliance: o que é e por que é importante?

Neste artigo, explicamos por que o treinamento de uma “compliance” é importante e fornecemos algumas dicas a serem consideradas ao desenvolver um programa de treinamento de “compliance”.

23/1/2023

Uma consideração importante para qualquer equipe executiva ou de gerenciamento é a “compliance” legal. Leis e regulamentos do setor podem ter um impacto considerável nas políticas, estratégias e operações da empresa. Se você é gerente ou líder em uma organização, aprender sobre o treinamento de “compliance” pode ajudá-lo a reduzir riscos e preparar melhor sua equipe.

Por que os gerentes usam o treinamento de “compliance”?

A “compliance” é uma ferramenta eficaz para facilitar um ambiente de trabalho unificado. Criar consciência no local de trabalho em relação à segurança, proteção e tolerância pode ajudar os gerentes a estabelecer uma cultura de trabalho baseada na inclusão e no respeito.

Aqui estão algumas outras razões pelas quais os gerentes podem achar o treinamento de compliance benéfico:

Treinamento de “compliance” x treinamento corporativo

O treinamento de “compliance” difere de outros treinamentos corporativos porque se concentra nos regulamentos, como cumpri-los e as penalidades por violá-los. Além disso, podem incluir informações específicas sobre como arquivar relatórios, entender as regras específicas do setor e respeitar a privacidade de clientes ou pacientes. O treinamento corporativo geral pode se concentrar em mais aspectos do cargo, como executar tarefas importantes ou como solicitar uma folga.

Exemplos de treinamento de “compliance”

Embora certas indústrias e ocupações - como construção ou manufatura - possam apresentar riscos físicos aumentados, mesmo as empresas com ambientes de escritório padrão devem ter padrões básicos de segurança em vigor. O treinamento de segurança no local de trabalho pode incluir informações sobre procedimentos de primeiros socorros, respostas apropriadas em emergências, lidar com incidentes e identificar e relatar perigos.

Dicas para desenvolver a “compliance”

Pedro Paulo Araujo Pereira Costa
Consultor empresarial e advogado tributarista há mais de uma década, escreve para o Migalhas de Peso, Jornal Tribuna e Jus Brasil assuntos relacionados a negócios, direito bancário e tributário.

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