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Ética nos negócios: definição, tipos e por que a ética é importante

A ética empresarial de uma empresa também a ajuda a atrair funcionários de qualidade.

10/1/2023

Cada empresa tem um código de conduta que se aplica ao negócio e aos seus funcionários. Ética nos negócios é o que orienta esse código de conduta. Muitas vezes, as empresas adotam voluntariamente princípios de ética corporativa, mas às vezes esses princípios podem ser impostos pela legislação. A ética empresarial de uma empresa pode moldar a maneira como ela é vista pelo mundo, seus parceiros de negócios e clientes, portanto, pode ser a chave para o sucesso.

Neste artigo, examinamos a ética nos negócios, o que é e por que é importante, além de dar uma olhada em sete tipos comuns de ética nos negócios no mundo dos negócios.

O que é Ética Empresarial?

A ética empresarial refere-se ao conjunto de princípios morais que orientam a conduta de uma empresa. Esses princípios regem todos os aspectos da vida da empresa, incluindo sua interação com o governo e outras empresas, o tratamento dispensado aos funcionários e o relacionamento com os clientes. Sempre que surgirem quaisquer dilemas éticos ou controvérsias, uma empresa procurará esses princípios fundamentais para ajudar a resolver essas situações.

Por que a ética nos negócios é importante?

Primeiro, garante que a empresa opere de acordo com todas as leis aplicáveis. Operar legalmente, seja em nível local ou nacional, mantém o respeito da empresa entre seus pares e potenciais clientes ou clientes, e permite que ela continue operando.

A ética empresarial de uma empresa também a ajuda a atrair funcionários de qualidade. As empresas que cuidam de seus funcionários em todos os níveis e os tratam de acordo com os mais altos padrões éticos são atraentes para quem procura emprego. Além disso, se você trabalha para uma empresa que respeita seus funcionários, é mais provável que você tenha um bom desempenho e permaneça na empresa por muito tempo.

Finalmente, uma empresa que trata seus clientes ou clientes com ética constrói confiança com eles, bem como um relacionamento contínuo. Esses clientes serão clientes recorrentes e provavelmente recomendarão esse negócio para pessoas dentro de sua esfera de influência. Além disso, uma empresa conhecida por seus elevados princípios éticos pode ganhar respeito e elevar a qualidade de sua marca.

Tipos de Ética nos Negócios

Existem vários tipos de ética empresarial. Tanto a natureza dos negócios da empresa quanto a localização da empresa podem afetar qual ética ela enfatiza. A seguir estão algumas das éticas de negócios mais comuns.

1. Responsabilidade pessoal

Espera-se que cada pessoa que trabalha para uma empresa, seja no nível executivo ou no nível inicial, demonstre responsabilidade pessoal. Isso pode significar concluir as tarefas que seu gerente atribuiu a você ou simplesmente cumprir as obrigações da descrição do seu trabalho. Se você cometer um erro, você reconhece sua falha e faz o que for preciso para corrigi-la.

2. Responsabilidade corporativa

As empresas têm responsabilidades com seus funcionários, clientes ou clientes e, em alguns casos, com seu conselho de administração. Algumas delas podem ser obrigações contratuais ou legais, outras podem ser promessas, por exemplo, de conduzir negócios de forma justa e tratar as pessoas com dignidade e respeito. Quaisquer que sejam essas obrigações, a empresa tem a responsabilidade de cumpri-las.

3. Lealdade

Espera-se que tanto as empresas quanto seus funcionários demonstrem lealdade. Os funcionários devem ser leais a seus colegas de trabalho, gerentes e à empresa. Isso pode envolver falar positivamente sobre o negócio em público e abordar questões pessoais ou corporativas apenas em particular. O cliente ou a lealdade do cliente é importante para uma empresa não apenas para manter boas relações comerciais, mas também para atrair negócios por meio de uma boa reputação.

4. Respeito

O respeito é uma ética empresarial importante, tanto na forma como a empresa trata seus clientes, consumidores e funcionários, quanto na forma como seus funcionários tratam uns aos outros. Quando você demonstra respeito por alguém, essa pessoa se sente um membro valioso da equipe ou um cliente importante. Você se preocupa com as opiniões deles, mantém suas promessas e trabalha rapidamente para resolver quaisquer problemas que possam ter.

5. Confiabilidade

Uma empresa cultiva a confiabilidade com seus clientes, consumidores e funcionários por meio da honestidade, transparência e confiabilidade. Os funcionários devem sentir que podem confiar que a empresa cumprirá os termos de seu contrato de trabalho. Clientes e clientes devem poder confiar à empresa seu dinheiro, dados, obrigações contratuais e informações confidenciais. Ser confiável incentiva as pessoas a fazer negócios com você e ajuda a manter uma reputação positiva.

6. Justiça

Quando uma empresa pratica a justiça, ela aplica os mesmos padrões para todos os funcionários, independentemente de sua posição. As mesmas expectativas em relação à honestidade, integridade e responsabilidade colocadas sobre o funcionário iniciante também se aplicam ao CEO. A empresa tratará seus clientes com igual respeito, oferecendo os mesmos bens e serviços a todos com base nos mesmos termos.

7. Responsabilidade Comunitária e Ambiental

As empresas não apenas agirão eticamente com seus clientes, clientes e funcionários, mas também com relação à comunidade e tele ambiente. Muitas empresas procuram maneiras de retribuir às suas comunidades por meio de trabalho voluntário ou investimentos financeiros. Eles também adotarão medidas para reduzir o desperdício e promover um ambiente seguro e saudável.

Pedro Paulo Araujo Pereira Costa
Consultor empresarial e advogado tributarista há mais de uma década, escreve para o Migalhas de Peso, Jornal Tribuna e Jus Brasil assuntos relacionados a negócios, direito bancário e tributário.

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