Migalhas de Peso

Como ter um preço mais competitivo nas importações?

Saiba agora algumas estratégias e pontos que podem ser otimizados em sua empresa para reduzir seus custos e ter preços mais competitivos nas importações!

18/11/2022

Se você possui uma empresa, ou trabalha diretamente com alguém que possui uma, conhece as inúmeras dificuldades do mercado empresarial e como é difícil batalhar pelo crescimento do seu negócio.

Quem é importador, ou até mesmo quem se interessa pelo mercado de importação e já procurou conhecer um pouco mais, sabe que altas cobranças tributárias dificultam a possibilidade de oferecer preços mais competitivos no mercado.

Ademais, a competitividade é um fator muito importante para as empresas, pois, apresentar baixa concorrência significa dizer que sua empresa não está conseguindo superar a concorrência, ou seja, as outras empresas estão oferecendo um diferencial que você não consegue ofertar.

Entretanto, existem meios que podem ser utilizados para não só se manter competitivo no mercado, mas também, aumentar o desenvolvimento em relação à concorrência, e assim obter maior lucratividade, de forma duradoura.

Este artigo tem o intuito de te ajudar a buscar as melhores formas para ter um preço mais competitivo nas importações, através de algumas dicas fundamentais para o bom funcionamento de sua empresa e também utilizando benefícios fiscais, em especial, o benefício fiscal alagoano. Acompanhe a leitura!

Antes de tudo, o que é competitividade?

A competitividade é a capacidade de se manter ativo no mercado, bem como alavancar seus resultados de forma satisfatória, ou seja, nada mais é do que características que permitem ter bons resultados em relação à concorrência.

Essas características podem ser adquiridas através de alguns requisitos básicos e fundamentais para se ter um bom desenvolvimento no mercado. Portanto, não está apenas relacionado ao aumento da lucratividade, mas também em aumentar a visibilidade do seu negócio, em relação aos concorrentes.

Ela é importante, por estar diretamente ligada ao sucesso empresarial, que pode ser alcançado caso se possua uma boa estratégia, um processo eficiente. Busque oferecer qualidade no serviço, tenha um bom engajamento corporativo e também estabeleça valores.

Ser competitivo é sair da zona de conforto, e procurar se destacar no mercado de interesse, através de estratégias impulsionadoras.

Visto isso, traremos a seguir, algumas dicas que podem ajudar no sucesso de sua empresa, de fato existem outros fatores internos que influenciam, porém, os pontos trazidos nesse texto podem ser considerados a base para se alcançar uma empresa bem sucedida e com isso obter resultados positivos alinhados às metas de seu negócio.

Como ter uma empresa bem sucedida

Antes de tudo, para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado e consequentemente consiga alcançar suas metas, ela necessita de uma liderança eficaz, concordantemente, precisa conhecer sua concorrência e clientela, além de outros fatores fundamentais, como:

Ter boa liderança

Primeiramente, é necessário pontuar o que é liderança. Liderança é a capacidade de gerir pessoas, de influenciar de forma positiva o comportamento, é  auxiliar no desenvolvimento para alcançar determinado objetivo.

Por isso, está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso de um projeto, justamente pelo fato do líder ser o responsável por fornecer as ferramentas necessárias para o funcionamento de uma operação.

Não entenda que um líder deve ser o responsável por tudo, porém ele quem deve designar as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento de determinada área, bem como, sempre procurar estar a par de tudo que acontece no decorrer de um projeto.

Portanto, um líder deve procurar ser:

Conhecer sua clientela   

O cliente é a parte mais importante do seu negócio, pois é através de seus clientes que você conseguirá obter os melhores resultados. Por isso, é muito importante que você conheça com quem está lidando.

Defina um público alvo de acordo com o serviço ofertado, saiba seus gostos, seus costumes, seu hobbies e dessa forma você se aproximará melhor do seu consumidor.

Além do mais, conhecer o cliente é a melhor forma de aproximá-lo de sua marca, pois conhecendo-o você saberá a melhor forma de se comunicar com ele, de tratá-lo e principalmente como conquistá-lo.

Analisar seus concorrentes

Antes de tudo você deve identificar quem são seus principais concorrentes, pois acontece muito de acharem que só por oferecerem o mesmo produto a empresa automaticamente se torna concorrente.

Entretanto, esse é um pensamento errôneo, já que existem outros fatores a serem analisados, como, qual o público alvo daquela empresa? Sua estratégia de divulgação se assemelha em algo a minha? Produzimos em mesma escala?

Em seguida, você deve analisar quais as estratégias de divulgação de conteúdo que seu concorrente está utilizando, a partir disso, perceba os pontos fracos, em que estão deixando a desejar e, a partir disso encontre seu diferencial, oferte aquilo que eles não tem, seja um serviço ou um tratamento diferenciado.

Conheça as tendências do mercado de interesse e esteja sempre se inovando

Você concorda comigo que o mercado é algo que está sempre em constante transformação?

Com isso, é fundamental que você acompanhe sempre as tendências e busque sempre inovar. Inovando, você poderá aumentar sua competitividade, pois avançará em seus negócios, reinventará seus processos, identificará novas oportunidades e consequentemente poderá ganhar mais, gastando menos.

Assim, pesquise, para que esteja sempre por dentro de novas tecnologias e oportunidades, oferte produtos de qualidade  e com procedência ao consumir, para assim se manter competitivo no mercado.

Agora que te ajudamos a descobrir quais os pilares para se conquistar uma empresa bem sucedida, faz-se jus salientar o que fazer para que se consiga manter a competitividade, e também aumentá-la.

Quais os caminhos para se manter competitivo?

A economia global é algo que se transforma intensamente, sendo difícil para as empresas acompanhar o ritmo. Com isso, aquelas que conseguem colocar a competitividade entre suas estratégias, são consequentemente as que mais se destacam.

Ademais, é possível observar uma mudança no perfil dos usuários. Hoje em dia as pessoas se preocupam mais com os problemas ambientais e sociais, bem como a diferença que determinada empresa faz na sociedade.

Sendo assim, é importante voltar os olhos para essas questões levantadas, os processos, a imagem que você deseja passar, investimentos, custos, tratamento diferenciado aos clientes.

A seguir confira algumas dicas que podem ser aplicadas em sua empresa com o intuito de agregar conhecimento, e para assim se obter preços mais competitivos no mercado.

Reduza custos desnecessários

Tenha um controle dos gastos, identifique o que é necessário e o que não é e, reduza aqueles gastos acessórios.

Esses gastos desnecessários podem ser o que está diminuindo sua competitividade e o que te faz ter preços elevados, alguns deles podem ser cortados totalmente e outros podem podem apenas sofrer uma redução percentual.

Ainda, uma equipe especializada no assunto é fundamental, ela poderá, juntamente com você, apontar as melhores formas para se conseguir uma redução sem grandes impactos, essa equipe pode ser interna ou advinda de empresas especializadas em assessoria financeira.

Invista de forma correta

Antes de tudo você precisa entender quais são as principais necessidades do seu negócio e analisar aquelas que se caracterizam como mais vantajosas para se investir no momento.

Consoante a isto, você precisa sempre levar em consideração o capital disponível para investimentos, por isso deve ser feita uma lista de prioridade, para se ir investido de forma segura sem pôr em risco sua empresa.

É fundamental, também, analisar as perspectivas e oportunidades de mercado, pois a análise é um dos pontos principais para um bom plano de negócios. É a partir dela que você conseguirá entender as necessidades do seu público alvo e os melhores fornecedores. Para que se possa oferecer o melhor, de forma mais vantajosa e segura.

E por fim, é importante analisar o cenário econômico, já que um bom planejamento financeiro, aumenta sua capacidade de investir e, um cenário de crise pode levar ao endividamento.

Desenvolva estratégias de marketing

Hoje em dia, pode-se dizer que o marketing é peça chave no impulsionamento de seu negócio. Através dele você pode alcançar clientes em potencial em qualquer parte do mundo.

Além disso, é fundamental se você deseja se destacar no mercado, ter uma marca forte e aumentar os lucros.

Por esses motivos, investir em uma boa estratégia de marketing pode ser bastante vantajoso, para uma empresa que busca longevidade e lucro nos negócios.

Uma alternativa bastante eficaz quando se deseja ter preços mais competitivos na importação, é através de benefícios fiscais. Veja abaixo o que são e como podem te ajudar.

Benefício fiscal como aliado no aumento da competitividade

Antes de apresentar como o benefício fiscal pode te ajudar em relação a competitividade, precisamos definir o que são benefícios fiscais.

Afinal de contas, o que são benefícios fiscais?

Benefícios fiscais são regimes especiais de tributação, que podem aparecer em forma de isenção, redução de taxas, amortizações, diferimento, crédito presumido, entre outros.

Dessa forma, Benefícios Fiscais seriam a redução ou eliminação - direta ou indireta - da carga tributária, advindos de leis ou normas específicas.

Esses incentivos podem ser bastante vantajosos para os investidores, pois permite uma redução significativa nos custos da importação, podendo oferecer produtos e serviços de forma mais competitiva.

Além disso, o Benefício Fiscal não favorece apenas o importador, pois influencia diretamente no crescimento estadual. Eles estimulam a fixação de novas empresas, resultando em mais renda para os cofres públicos e possibilitando um aumento nas ofertas de emprego.

Ademais, os Benefícios Fiscais são de responsabilidade dos estados, estando sobre suas responsabilidades legislar sobre eles e definirem os melhores caminhos para que o benefício seja aplicado.

Portanto, benefícios fiscais podem ser um forte aliado quando se deseja diminuir os preços de seus serviços e produtos no mercado, oferecendo aos clientes um preço bem mais em conta, consequentemente aumentando sua competitividade em relação à concorrência e sem perder a qualidade.

Existem muitos estados que oferecem esse serviço, como, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia e Paraná, mas um estado que se destaca é Alagoas, com uma proposta bastante benéfica, prática e segura.           

Benefício fiscal de alagoas: O aliado que faltava para tornar seus preços mais competitivos

O benefício fiscal de Alagoas surgiu através da lei 6.410/03, também conhecida como “lei Kandir”, que surgiu como uma forma do estado ressarcir sua dívida com os servidores públicos, já que Alagoas apresentava uma dívida gigantesca de precatórios e, ao mesmo tempo poderia incentivar o estabelecimento de novas importadoras em seu território estadual.

Sendo assim, o benefício fiscal funciona da seguinte forma, o servidor público pode oferecer, em forma de crédito, o preço devido pelo estado, aos importadores, que adquirem esses créditos, com uma depreciação de até 70%, e esses créditos podem ser utilizados para quitar o ICMS das operações de importação.

Com isso será possível reduzir em até 90% seus custos relativos ao ICMS-Importação, o que pode representar até 20% dos custos totais de sua operação! Além disso, o benefício concede diferimento do ICMS e permite que a operação ocorra através da estrutura aeroportuária de qualquer lugar do Brasil!

É importante ressaltar que o benefício fiscal de Alagoas é vantajoso, pois além de pagar os impostos com um desconto significativo, ele é praticamente inesgotável, visto que a dívida do estado com precatórios só cresce a cada ano.

Mas, você deve estar se perguntando como isso influencia na oferta de um preço mais competitivo no mercado?! Então, quando há uma redução nas cobranças de impostos, a mercadoria ou serviço é adquirida com preço reduzido, o que vai influenciar diretamente na hora de ofertar seus produtos ao mercado.

Portanto, você poderá ofertar seus produtos sem perder a qualidade por um preço mais justo a clientela e, consequentemente aumentar seu número de cliente e também sua competitividade no mercado das importações.

Além disso, o benefício também estimula o estabelecimento de novas importadoras em seu território, aumentando os lucros para o estado e ofertando mais empregos para os aqui residentes. 

Portanto, os benefícios fiscais oferecidos por Alagoas são seguros e vantajosos e podem ser utilizados em diversas áreas da importação, de forma segura, mais simples e dentro de todos os critérios legais. Além da importância de pessoal especializado que possa auxiliar em todos os passos de uma importação.

Cícero Costa
Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

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