Sabemos que os bancos estão sujeitos a uma série de regras e regulamentações, mas, não é fácil para os clientes saberem quais são essas regras e como elas se aplicam a eles.
Diante disso, surgem situações em que os consumidores, lesados ou frustrados abrem reclamações perante estas instituições. Pois bem, neste artigo, serão abordadas as principais reclamações dos consumidores contra os bancos, a seguir:
- Atendimento ao cliente
Liderando a lista de reclamações, o Atendimento ao Cliente é a líder dentre as reclamações, sendo que, os principais motivos de reclamação são
- A demora na solução de problemas
- A falta de informações claras
- O atendimento ruim.
- A falta de transparência nos serviços prestados pelos bancos
- As altas taxas cobradas pelas instituições.
Recomenda-se que, para evitar problemas com o atendimento, seja realizada pesquisa prévia antes de escolher um banco para realizar operações e estar atento às taxas cobradas pelo banco e ler com atenção todos os documentos assinados.
- Problemas com cartões de crédito e débito
Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o número de cartões em circulação no país ultrapassou a marca dos milhões em 2017.
Mas, o quão convenientes eles são, eles causam em problemas aos seus usuários, consumidores reclamam principalmente por:
- cobranças indevidas,
- taxas abusivas
- problemas na utilização do cartão.
Seja pela tarifa de "manutenção" (cobrada anualmente pelo simples fato de o cliente possuir um cartão, mesmo que não utilizado) ou pela tarifa de "emissão", que é cobrada quando o cliente solicita um novo cartão, mesmo que estejam sendo emitidos para substituir um cartão já existente e que não está vencido ou pelas taxas abusivas, os consumidores também reclamam dos problemas na utilização do cartão.
Muitos relataram ter tido seus cartões bloqueados sem motivo aparente ou ter sido impedidos de realizar determinadas operações mesmo dentro do limite. Outro problema bastante comum é o atraso na liberação do crédito nas compras parceladas, o que pode causar muitos transtornos aos consumidores.
Para evitar esses problemas, é importante ficar atento às condições estabelecidas pelo banco no contrato do cartão e verificar regularmente sua fatura para verificar se há alguma cobrança indevida. Além disso, caso tenha algum problema com o seu cartão, não hesite em entrar em contato com o banco para solicitar uma solução.
- Cobrança de tarifas abusivas e enganosas
Os bancos, inúmeras vezes, cobram tarifas abusivas e enganosas aos seus clientes, o que acaba encarecendo o custo total dos produtos financeiros. Além disso, os bancos recebem milhares de reclamações por supostamente enganar seus clientes quanto às informações claras a respeito das taxas cobradas, às vezes omitindo informações importantes e não dando as devidas explicações sobre os custos envolvidos.
- Falha na aprovação de empréstimos
Mesmo quando cumprem todos os requisitos, os consumidores não conseguem a aprovação de empréstimos e quando conseguem os juros estão altíssimos, o que pode custar-lhes mais dinheiro no longo prazo. Isso é muito mais comum do que parece e pode ter um plano de fundo claro (Registrato)
- Oposição à mudança de banco
A portabilidade de conta bancária é um processo que pode ser realizado pelo consumidor para transferir a titularidade da sua conta para outro banco. No entanto, muitos consumidores têm reclamado que esse processo é burocrático e difícil de ser realizado.
- Falta de transparência nas comissões bancárias
A falta de informações claras infelizmente é comum nas operações envolvendo bancos, seja pela necessidade que as coisas aconteçam rápido por conta das metas, seja por qual motivo for, fato é que os bancos pecam muito nesse ponto e os maiores prejudicados são os consumidores. Dessa forma os bancos são acusados rotineiramente de não serem transparentes ou de não dar as devidas explicações e informações sobre as taxas e tarifas cobradas aos seus clientes.