A controladoria jurídica, antes conhecida como “paralegal”, surgiu nos Estados Unidos, quando chegou ao Brasil, passou por algumas adaptações e evoluções que fizeram este setor ser um dos mais importantes em um escritório de advocacia, consequentemente, esta é uma área que vem ganhando muito espaço no mercado jurídico nos últimos anos, isto porque, cada dia mais vem-se percebendo a necessidade de descentralizar as atividades jurídico-administrativas dos advogados que atuam no contencioso para que, dentre outras razões, lhe sobrem mais tempo para dedicar-se às atividades técnicas da advocacia.
Com o enorme crescimento da advocacia e tecnologia no Brasil, os escritórios precisaram se reinventar e readequar ao novo modelo do mercado, de forma que deixaram de atuar exclusivamente com foco em ações judiciais e atividades extrajudiciais relacionadas à área, para trazer também modernidade e produtividade através do uso de softwares, mecanismos de Business Intelligence, jurimetria, compliance dentre outros avanços.
A partir daí, notou-se cada dia mais a necessidade da implantação da controladoria jurídica nos escritórios de advocacia.
A controladoria jurídica pode ser considerada o setor tecnológico de inteligência e qualidade do escritório, onde é feita toda a gestão do serviço do advogado e do escritório no geral com segurança, confidencialidade e gestão de riscos.
Por muito tempo, os escritórios de advocacia, concentravam todas as atividades no advogado que ao mesmo tempo tinha que elaborar peças, fazer audiências e sustentações orais, estudar estratégias para cada caso, receber e conferir as publicações, agendar e distribuir os prazos, acompanhar processos, alimentar planilhas e/ou sistemas, elaborar ferramentas para apurar resultados internos do escritório e dos clientes, dentre outras tarefas rotineiras, de modo que o conjunto de todas essas funções consumia muito tempo e energia dos advogados, além de interferir na qualidade e produtividade das atividades técnicas.
Com o surgimento da controladoria jurídica, os escritórios que optaram por aderir a este setor, puderam notar uma diferença descomunal no tocante à produtividade e qualidade do advogado nos quesitos técnicos da profissão, bem como na organização e crescimento do escritório de advocacia no geral.
“O escritório que possui uma controladoria jurídica funcionando regularmente tem a sua capacidade produtiva duplicada, resultando no dobro de lucratividade. A controladoria jurídica em si não traz renda para o escritório, mas através dela os advogados e estagiários conseguem produzir mais e consequentemente aumentar consideravelmente o faturamento do escritório.”1
Atualmente, a controladoria jurídica é peça fundamental em escritório de advocacia uma vez que é o setor responsável por controlar todas as atividades jurídico-administrativas incluindo controle de prazos e processos, acompanhamento, distribuição e agendamento das publicações, emissão de relatórios, realização de protocolos, contratação de correspondentes, alimentação do software, apresentação de estatísticas internas e para os clientes, gestão e controle das atividades dos advogados, distribuição de informações recebidas pelos clientes, dente outras funções essenciais ao bom funcionamento de um escritório de modo a gerar segurança para o cumprimento de prazos corretamente, organização e redução de riscos na realização das tarefas.
Por tratar-se de um setor com tamanha responsabilidade, é aconselhável que o controller, profissional responsável pela controladoria jurídica, seja graduado em direito, com conhecimento em direito material e processual, bem como que tenha pensamento estratégico para a realização de um trabalho adequado neste setor.
É importante mencionar ainda, que a controladoria é um setor independente cujo a finalidade é dar suporte e assessoria às atividades dos advogados e gestores com o objetivo de garantir eficiência, melhoria da produtividade dos advogados, organização, informações rápidas e seguras, eliminação de retrabalho, redução de custos e aumento da lucratividade ao escritório. Através da gestão feita neste setor, é possível a realização de tomada de decisões pelo administrador do escritório.
Diante tudo isso, é indene de dúvida que a controladoria jurídica vem trazendo benefícios significativos para o meio jurídico e por isso vem ganhando cada dia mais espaço no mercado, justamente por ser considerada o setor que pode proporcionar a excelência no serviço jurídico oferecido pelo escritório.
----------
Disponível em: https://www.aredacao.com.br/artigos/75710/origem-e-funcao-da-controladoria-juridica#:~:text=A%20controladoria%20jur%C3%ADdica%20surgiu%20nos,mais%20importante%20e%20mais%20completo. Acesso em 19/10/2022