Migalhas de Peso

Transação tributária on-line

Temos que o emprego do Modria, proporcionará um rápido contato entre Fisco e milhares de contribuintes, aproximando as partes para um denominador comum.

22/9/2022

O meio jurídico comemorou a regulamentação da transação tributária implementada pela União1 e pelo Estado de São Paulo2.

Da mesma forma, toda a sociedade deve aplaudir, diante do aumento da arrecadação que a medida proporcionou.

Só a União recuperou com a transação tributária R$ 6,4 bilhões em 2021, acrescentando João Henrique Grognet, coordenador-geral de Estratégia de Recuperação de Créditos na Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União3:

“Quando a gente fala em R$ 6 bilhões em arrecadação, na verdade, o valor regularizado foi muito maior. Será pago ao longo dos anos que se seguirem”.

Importante salientar que de dezembro de 2019 a novembro de 2021, foram negociados R$ 190 bilhões, e as inscrições de contribuintes no programa de regularização somaram 2,1 milhões4.

Consta que a Fazenda Nacional começou a trabalhar com grandes bases de dados, com investimento na área a partir de 2016, viabilizando um trabalho eficiente com a base de devedores.

O jornal Valor Econômico atesta o aumento da arrecadação:

“As mudanças devem elevar a arrecadação por meio das transações tributárias. No ano passado, a PGFN já havia batido recorde na arrecadação de valores inscritos na dívida ativa, com valor 29% superior ao do ano anterior. O montante de R$ 31,7 bilhões entrou no caixa do Tesouro Nacional, com efeito direto sobre o resultado primário”5.

O Estado de São Paulo fechou R$ 1 bilhão em acordos de transação tributária, desde meados de 2021 até agosto de 2022, o sucesso é relatado pela procuradora-chefe da Dívida Ativa no Estado: “O desempenho do programa de transação tem sido melhor que o esperado”, diz Elaine Vieira da Motta6.

O êxito da transação tributária como ferramenta de arrecadação é idêntico no Município de Blumenau, onde a transação arrecadou R$ 4 milhões de reais, “que no sistema antigo estariam fadados à prescrição e, pior, emperrando e obstruindo a unidade jurisdicional no mar de processos”, conforme noticia o site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em 13 de setembro de 20227.

Importante salientar que não foi empregada, ainda, uma ferramenta on-line de resolução de conflitos como forma de agilizar e intensificar, em grande escala em caráter permanente, o contato do Fisco com o contribuinte, o que propomos nestas breves linhas.

O Modria8 ficou conhecido como a melhor ferramenta de resolução on-line de disputas (negociação, mediação e arbitragem), desenvolvida por mais de uma década dentro do eBay e do PayPal, resolvendo mais de 700 milhões de disputas, utilizado em trinta Tribunais nos Estados Unidos9.

Convém salientar que até para divórcio ele é utilizado com sucesso10 e em matéria tributária11. Modria também é utilizado no Canadá12 e na Holanda, nesta também com divórcios13.

Trata-se de um software avançado, com mais de vinte anos de experiência, no qual uma das partes cria uma negociação ou pedido de mediação, convidando a outra parte para resolver a disputa. A comunicação é assíncrona, isto é, não ocorre ao mesmo tempo, permitindo um intervalo entre as respostas das partes, que tendem a ser mais refletidas14 e menos emocionais, favorecendo o ambiente de consenso. Além da negociação direta entre as partes, o Modria permite, inclusive, recurso a um mediador, se as partes julgarem necessário.

No módulo negociação a plataforma analisa as propostas e contrapropostas das partes, dotando-as de dados estatísticos sobre a chance de sucesso de suas intenções, com base em perguntas a cada parte sobre seus interesses e preferências, e análise dos demais casos reais envolvendo uma das partes ou o assunto do conflito negociado, utilizando a inteligência artificial15 para uma tomada de decisão mais consciente:

“Suponha que a Parte A diga ao agente de IA em particular que gostaria de liquidar uma reclamação com a Parte B por US$ 500, mas faria um acordo de US$ 300. O agente pode então perguntar à Parte B se ela estaria disposta a pagar $ 500. A parte B diz que não pagará mais de US$ 350. O agente pode então propor um acordo de $ 350, um valor aceitável para ambas as partes. O processo elimina a barganha e deve gerar resultados eficientes, de acordo com a Regra”16.

A eficiência do Modria foi importantíssima para que o eBay melhorasse sua reputação, conforme atesta Hugo Sauaia, em sua tese de doutorado defendida na USP17, solucionando mais de sessenta milhões de conflitos por ano, com taxa de acordo de 90%, conforme salienta a doutrina de Erik Navarro Wolkart18, em sua tese de doutorado:

“Essa taxa de acordos foi obtida porque a tecnologia proporcionou um desenho de procedimento de solução de conflitos que incorpora importantes técnicas de negociação, desenvolvidas com as premissas econômico-comportamentais já discutidas neste trabalho. Além disso, o fato de gerenciar milhões de disputas por ano oferece ao eBay uma quantidade maciça de dados (big data) que alimenta e aperfeiçoa o sistema cada vez mais”19.

Em recente pesquisa do Ministério da Justiça e PNUD, Napoleão Casado Filho indica o Modria20 diante do alto índice de taxas de acordo, sem intervenção humana, recomendando seu uso. Da mesma forma no sentido do sucesso do Modria vide Fernanda Suriani21.

Em seminário em Harvard a eficiência do Modria foi atestada, concluindo que se trata de ferramenta hábil para resolver milhões de disputas por ano22.

Na transação tributária não há ferramenta on-line que proporciona em larga escala o rápido contato do Fisco com contribuinte, informando as vantagens da transação, condições, convite para celebração, negociação de garantias do débito, impressão on-line do acordo, acompanhamento do cumprimento deste, dentre outras opções, tudo dentro de um software só, com evolução passo a passo, proporcionando economia de tempo e dinheiro.

Importante ressaltar que o Modria tem uma função de acompanhamento do cumprimento do acordo, além de gerar relatório com as informações obtidas no curso do procedimento de transação, viabilizando que o Fisco tenha dados sobre o comportamento do contribuinte, traçando uma estratégia para contatos futuros em novas transações tributárias, informando dados relevantes.

Temos que o emprego do Modria, proporcionará um rápido contato entre Fisco e milhares de contribuintes, aproximando as partes para um denominador comum, valendo-se da transação, em benefício de uma rápida solução do litígio, evitando-se a tragédia da pletora de execuções fiscais, que é um mal que assola o Judiciário23, além de fugir da prescrição, algo muito comum.

______________

1 No âmbito federal vide: Lei nº 13.988/20 e Lei Complementar nº 174/2020

2 No Estado de São Paulo vide: Lei nº 17.293/2020

Ciência de dados e transação tributária estão por trás de recuperação recorde da PGFN

Ciência de dados e transação tributária estão por trás de recuperação recorde da PGFN

5 Fonte: https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2022/06/13/nova-lei-podera-ampliar-possibilidade-de-acordos-com-a-fazenda-nacional.ghtml.

6 Fonte https://valor.globo.com/legislacao/noticia/2022/08/31/fazenda-de-sao-paulo-fecha-acordos-de-r-1-bi.ghtml 

7 Fonte https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/primeiro-dia-do-mutirao-de-blumenau-celebra-projeto-que-oportuniza-negociacao-de-dividas-fiscais?redirect=%2F 

8 Fonte: https://camesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Portuguese-Brochure-Modria-.pdf

9  Fonte entrevista com Carlos Butori, representante da Tyler na América Latina.

10 Fonte: https://www.tylertech.com/successstories/courts-justice/Modria-Clark-County-Family-Mediation-Center-Case-Study.pdf . No mesmo sentido vide

11 Fonte: https://www.prnewswire.com/news-releases/ohio-board-of-tax-appeals-bta-selects-modria-resolution-center-to-power-new-online-case-management-system-300004748.html 

12 Análise Econômica do Processo Civil, p. 727 e seguintes. No mesmo sentido BARTON, Benjamin H.; BIBAS, Stephanos. Rebooting Justice: More Technology, Fewer Lawyers and the Future of Law. Nova Yourk: Encounter Books, 2017, p. 111.

13 KATSH, Ethan; RABINOVICH-EINY, Orna, Digital Justice: Technology and the Internet of Disputes (Introduction), 2017, p. 162.

14 Sobre o tema vide: Os cinco tipos de tomada de decisão: Tomada de Decisão Baseada em Crenças Conscientes: “Se quisermos tomar decisões racionais, precisamos deixar para trás a tomada de decisão baseada em crenças subconscientes e mudar para a tomada de decisão baseada em crenças conscientes. Nós somos capazes de tomar decisões racionais pelo fato de inserirmos uma pausa entre a criação de significado e a tomada de decisão. A pausa nos permite um espaço de tempo para a reflexão e o pensamento, de maneira que possamos usar a lógica para compreender o que está acontecendo, e assim dar um significado para a situação. Nesse tipo de tomada de decisão, a ação é consequência do pensamento”, Artigo extraído do Manual da Autoliderança – o Novo Paradigma da Liderança de Richard Barrett,  Disponível em https://www.evolucaohumana.com.br/2011/11/16/os-cinco-tipos-de-tomada-de-decisao-como-e-que-voce-decide-na-vida-pessoal-ou-na-organizacao/.

15 Fonte: https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/advanced-negotiation-techniques-online-dispute-resolution/https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/advanced-negotiation-techniques-online-dispute-resolution/

16 Fonte: https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/advanced-negotiation-techniques-online-dispute-resolution/https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/advanced-negotiation-techniques-online-dispute-resolution/

17 “Outro exemplo marcante pode contribuir para a compreensão do fortalecimento da noção de reputação, agora na sociedade de informação. Trata-se do caso de sucesso do Ebay, mercado eletrônico, onde qualquer vendedor pode realizar transações comerciais lícitas, em geral a compra e venda de produtos de toda natureza, de meteoritos a toda espécie de quinquilharias eletrônicas chinesas. São 90 milhões de usuários e 15 milhões de transações disponíveis diariamente. Desse universo de desconhecidos surge o grave problema da falta de conhecimento mútuo: como funcionaria um mercado baseado em fotos e descrições, onde produtos podem apresentar qualidade diversa da esperada, ou mesmo transações poderiam não ser completadas com sucesso, a depender da boa ou má-fé do usuário envolvido? Sem um certo nível de confiança, o mercado simplesmente seria incapaz de operar. Os riscos transacionais levariam os preços para baixo, e tornariam escassas as ofertas. Todavia, uma característica essencial do Ebay não permite que a desconfiança prevaleça. Uma ferramenta de feedback, onde comprador e vendedor, após a negociação, identificam ao outro com uma avaliação, entre neutro, positivo ou negativo, e o total dessas avaliações, dos últimos seis meses, compõe um índice reputacional, visível a todos. O índice gera um grande incentivo para que todos se esforcem pelo bom andamento das transações comerciais. Estudos compararam a performance de um vendedor experiente, com uma boa reputação, com um novo vendedor, quando ambos fornecem o mesmo produto, e concluíram, que o vendedor de boa reputação não só consegue vender mais, como por preços melhores. Enquanto isso, um feedback negativo proporciona uma imediata queda nas vendas”, A reputação judicial do Supremo Tribunal Federal: análise crítica dos seus mecanismos, USP, 2020, versão eletrônica fornecida pelo autor.

18 Análise Econômica do Processo Civil, p. 727 e seguintes. No mesmo sentido BARTON, Benjamin H.; BIBAS, Stephanos. Rebooting Justice: More Technology, Fewer Lawyers and the Future of Law. Nova Yourk: Encounter Books, 2017, p. 111.

19 Análise Econômica do Processo Civil, RT: São Paulo, p. 728.

20 Fonte: https://camesbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/12/PNUD.pdf

21 Fonte:  https://www.youtube.com/watch?v=t9zVENuHETw

22 Fonte: https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/advanced-negotiation-techniques-online-dispute-resolution/https://www.pon.harvard.edu/daily/negotiation-skills-daily/advanced-negotiation-techniques-online-dispute-resolution/

23 “Historicamente as execuções fiscais têm sido apontadas como o principal fator de morosidade do Poder Judiciário”. A execução fiscal representa 36% do total de processos no Judiciário, com taxa de congestionamento de 87%, conforme CNJ em números 2021, disponível em https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/09/relatorio-justica-em-numeros2021-12.pdf

Olavo Augusto Vianna Alves Ferreira
Procurador do Estado de São Paulo. Doutor e mestre em Direito do Estado pela PUC/SP. Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da UNAERP. Professor convidado de cursos de pós-graduação (PUC-COGEAE, Faculdade Baiana de Direito, IDP-SP, Escola Paulista da Magistratura, EDAMP-MS, ESPGE-SP e USP-FDRP). Membro de listas de árbitros de diversas Instituições Arbitrais. Membro da Comissão Especial de Arbitragem do Conselho Federal da OAB.

Carlos Eduardo Montes Netto
Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Professor de Cursos de Graduação e de Especialização. Mestre e Doutorando em Direitos Coletivos e da Cidadania pela UNAERP.

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