Migalhas de Peso

Estratégia competitiva nas importações: Como os benefícios fiscais podem atuar?

Entenda como é possível ter competitividade no mercado, diminuindo seus custos e como o benefício fiscal de Alagoas te ajuda nessa missão.

15/9/2022

Você é um importador ou trabalha com importação ou venda de produtos importados? Bom, caso a resposta seja sim, você já deve ter ciência e experiência da alta carga tributária incidente sobre esses itens.

Tendo em vista que a alta carga tributária afeta inúmeras empresas que precisam resguardar suas economias e investir em seus negócios, os custos na importação interferem muito.

Sabe ainda que o consumidor busca aquele produto que mais lhe agrada, indo desde a qualidade e passando pela precificação da mercadoria. E você sabe a luta que é para reduzir os custos e ter um produto mais competitivo. 

Aderindo a boas estratégias tributárias, você terá ótimos resultados e um retorno em suas economias efetivo e seguro.

Uma dessas boas estratégias é a adoção do Benefício Fiscal de Alagoas à Importação, que possibilita a redução de seus custos relativos ao ICMS em até 90%, por isso vamos começar conhecendo essa ferramenta.

Benefício Fiscal de Alagoas 

O Benefício Fiscal de Alagoas começou em 1980, em um momento bastante difícil para os servidores públicos.

Pois o país enfrentava um sério período de inflação, o que fez com que o Estado fosse um dos Entes da Federação mais afetados, ficando impossibilitado de arcar com seus pagamentos para com os servidores.

Devido a esse débito que não era pago, gerou muito desespero e fome, com isso eles entraram com uma ação judicial e Alagoas acabou sendo derrotada tendo que quitar essa dívida. Porém, o estado não tinha condições para isso.

Com isso, para garantir os direitos desses servidores foi publicada a Lei Estadual 6.410/03, regulamentada pelo decreto 1.738/03.

Por que escolher o Benefício de Alagoas?

Em primeiro lugar, o Benefício Fiscal de Alagoas, está devidamente autorizado não só por lei e decreto estadual, mas também está fundamentado na Constituição Federal, Código Tributário Nacional, Lei Complementar Federal e Convênio Federal. Ou seja, tem um amplo conteúdo jurídico baseado em normas tanto Nacional, quanto Federal e Estadual.

Temos toda uma logística para apresentar e te mostrar o porque é vantajoso importar por Alagoas seja Tributária, Operacional, Logística e Financeira.

Todas essas junções juntas te trazem um benefício desde o planejamento da  implantação junto com o proprietário até a possibilidade de desembaraço de mercadoria importada em qualquer porto do Brasil.

Um dos principais motivos para você obter um benefício fiscal é a REDUÇÃO DE CUSTO, que tem como objetivo incentivar o crescimento das empresas, e existe também a possibilidade de VANTAGEM COMPETITIVA, a qual visa a neutralizar ou diminuir a concorrência no mercado, ou seja, é um diferencial que toda empresa que pretende ser referência no mercado precisa ter. E é justamente isso que todos precisam para atingir um melhor rendimento e consequentemente ter uma lucratividade maior.

A sistemática de Alagoas pode ser aplicada em todos os Estados da Federação, em todos os portos. Bem como, encontra-se devidamente arquivada no Confaz e está de acordo com as regras da Constituição, Código Tributário Nacional e demais legislações vigentes. Nos mais de 17 anos que a sistemática de Alagoas está ocorrendo, foram dezenas de milhares de operações bem sucedidas.

Como aplicar a estratégia competitiva nas operações de importação?

Estratégia Competitiva é um conjunto de ações defensivas e ofensivas que as empresas utilizam para se posicionar diante dos seus concorrentes.

O objetivo é sair na frente dos concorrentes e para isso irei te mostrar algumas dicas de como poderá ser feito, sendo cada uma das estratégias adequadas para cada tipo de empresa e setor, analise qual se aplica à sua situação.

Estratégia do enfoque

Norteará a empresa a atender somente o seu público alvo, ou seja, quando a empresa decide que vai atuar apenas em um nicho do mercado, de maneira que o escopo estratégico deve ser atrelado a um menor custo ou pela diferenciação.

Nesta estratégia, a organização não poupará esforços para atender esse mercado da melhor forma possível. É utilizada por empresas que miram em um nicho de mercado, segmento ou grupo de clientes específico.

A estratégia de enfoque delimita a empresa a atender da melhor forma seu segmento estratégico, atender um público com necessidades de produtos diferenciados, ou em produtos homogêneos de baixo custo. 

Estratégia da liderança no custo total 

A ideia principal dessa estratégia tem como foco dar exemplos para seus futuros concorrentes para reduzir os preços para seus consumidores, e é 100% baseada na eficiência operacional da empresa. Significa que a organização busca superar os concorrentes atingindo o menor custo possível da produção, o que representa uma grande vantagem financeira. 

Se bem feita, essa estratégia pode ajudá-lo a ficar no topo do seu mercado-alvo. Certifique-se de que seu público-alvo é aquele que é sensível ao preço. No entanto, tenha em mente que não é o mesmo que ter como objetivo vender seus produtos a um preço mais baixo. O custo nesse aspecto é encaminhado aos recursos utilizados para colocar seu produto ou serviço no mercado.

 Aqui o preço é referido como quanto o cliente tem que pagar por isso. Essa estratégia, se usada corretamente, ajudará seu negócio a cobrir até mesmo os menores custos de desenvolvimento e produção.

Com isso, de fato, você pode aumentar suas margens de lucro mais altas a cada dia. Intimide seus concorrentes, pois eles teriam que investir tempo, energia e dinheiro para igualá-lo em custo e qualidade.

Estratégia da diferenciação

É um conjunto de táticas que tem como objetivo entregar valor ao cliente para fidelizá-lo. Acima de tudo, consiste em destacar-se da concorrência com base em produtos e serviços individuais e tornar-se assim a “pessoa de contacto perfeita” para o cliente na respetiva área. Se baseia na criação de um produto único, que possa se destacar de qualquer outro oferecido no mercado.

A grande técnica é a fidelização dos consumidores que se tornam leais à marca e agem como promotores voluntários da empresa.

A estratégia de diferenciação foi criada por Michael Porter, professor da Harvard Business School, estudioso das áreas de Administração e Economia, e uma das personalidades mais importantes do mundo dos negócios.

Veja alguns exemplos de como o benefício te ajuda na competitividade

Não é de hoje que os altos custos na importação vem sendo tema de debates entre os importadores, tendo em vista que a alta carga tributária afeta inúmeras empresas que precisam resguardar suas economias e investir em seus negócios.

Com isso, é de suma importância saber todo o processo da importação, quais  são os benefícios que podem ser concedidos a você, bem como a redução dos custos de sua importação que podem ser alcançados.

Antes de tratarmos diretamente sobre como reduzir custos nas operações de importação, devemos primeiramente analisar todos os custos incidentes nessa ação. Por isso, nesse momento devemos entender a diferença entre custos fixos e variáveis, assim como entender todos os elementos que interferem na formação do preço.

Tendo essas informações podemos então imaginar possíveis ações que podem acarretar na redução de custos na importação, o que gerará lucro e aumento da competitividade.  

Quais são os custos?

Existem custos variáveis de uma empresa que são os que sofrem constantemente mudanças, as quais decorrem das oscilações na produção, exemplo disso são a matéria prima, fretes, mão de obra, como também os gastos com energia e água, que podem ser caracterizados como custos fixos e variáveis.

Mas como identificar os custos fixos e variáveis? A maneira mais eficaz é detalhar todos os gastos em uma planilha, pois assim você saberá o que entra e o que sai com constância da sua empresa.

Sendo assim, com os valores obtidos de cada mês, será possível identificar as oscilações que os custos apresentam.

O que será mais fácil economizar e ter recursos para investir em melhorias. De modo que você consiga entender os resultados financeiros da empresa.

Além disso, você deve saber que há os custos fixos e tudo isso interfere em sua operação de importação.

Por isso há a importância de se adotar mecanismos para redução de custos! Lembra que comecei falando sobre o Benefício Fiscal de Alagoas? Vamos retornar para ele, falando agora de seus Benefícios mais diretos.

Você sabia que tem facilidade em descarregar suas mercadorias?

Pois é! Outra vantagem para você empresário é que sua  mercadoria pode ser desembaraçada em qualquer porto ou aeroporto do Brasil é que ela possibilita que a operação ocorra de forma simbólica pelo Estado. Ou seja, é a possibilidade das mercadorias serem desembaraçadas em qualquer porto ou aeroporto nacional, sem haver a necessidade de entrar obrigatoriamente no Estado.

Sendo um instrumento fantástico de vantagem competitiva, seja pela redução maravilhosa no preço do produto, seja pela possibilidade de tornar qualquer empresa competitiva em nível nacional, otimizando tempo e logística.

Esse mecanismo é seguro, pois possibilita a quitação do ICMS de imediato e integral.

Por ser um benefício  que existe há mais de 17 anos, a tendência é que se prolongue por muitos mais anos, trazendo aos importadores uma garantia e segurança em seus negócios. 

Diferimento fiscal

Você sabe o que é? Na prática, o diferimento é um adiamento do pagamento do imposto devido.

O Benefício Fiscal de Alagoas concede que o ICMS o qual deveria ser pago na nota de entrada é diferido, ou seja, ele não será pago na entrada da mercadoria, e sim na saída, com alíquota de 4% ou 12%, gerando mais lucro para a empresa investir em mercadorias.

Outra dica bastante importante para você se destacar no meio competitivo  deverá seguir são: INVESTIR EM EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, INVESTIR NA EFICIÊNCIA NA PRODUÇÃO, DEFINIR ESTRATÉGIAS DE LOGÍSTICA, TER UMA BOA GESTÃO DE NEGÓCIOS E DOMINAR O CONHECIMENTO DE DIVERSAS ÁREAS.

Como obter o benefício fiscal de Alagoas?

Se você deseja ter um caráter competitivo para sua empresa no mercado, expandir seus negócios, ampliar seu leque de clientes e melhorar seu desenvolvimento logístico, a escolha certa a ser feita é adotar um Benefício Fiscal, e o do Estado de Alagoas pode te trazer isso e muito mais!

Para que o interessado  tenha a concessão desse benefício, é importante seguir alguns requisitos.

É importante que para ser um potencial cliente para aderir ao Benefício Fiscal de Alagoas, a empresa não poderá ser do Simples Nacional. Ou seja, poderá apenas as empresas enquadradas no Lucro Real ou Presumido.

Sendo assim, o Benefício Fiscal de Alagoas é seguro e pode ser facilmente aplicável à sua operação, devendo ser bem planejada e executada, além disso, atua dentro das balizas jurídicas, reduzindo os riscos com à importação.

Cícero Costa
Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024

A relativização do princípio da legalidade tributária na temática da sub-rogação no Funrural – ADIn 4395

19/11/2024