Estamos mergulhados em um mundo de dados e afundados no big data. Desta forma, é fácil perder de vista os pequenos detalhes que garantem a constante evolução e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD.
A auditoria dentro das empresas torna-se uma estratégia fundamental para garantir a efetividade da continuidade da LGPD, a redução dos riscos e a evolução da proteção dos dados pessoais.
Afinal, o que transforma e une a empresa em torno da proteção de dados?
Os treinamentos? Sim, ele ajuda a formar bases sólidas da LGPD. No entanto, são as auditorias que garantem se o ciclo, fluxo e políticas criadas são efetivas.
A auditoria traz 3 pilares fundamentais para a LGPD: comunicação clara, processos eficazes e resultados eficientes. Além, claro, dos enormes benefícios para a organização, uma vez que, potencializa a garantia da privacidade e proteção dos dados aos processos empresariais.
O auditor através da auditoria auxilia a gestão, continuidade e garantia dos objetivos da LGPD da empresa.
A auditoria da LGPD tem como objetivo central passar um "pente fino" dentro dos processos de privacidade e proteção de dados da empresa aos olhos e requisitos da legislação.
Vale lembrar, que as auditorias podem abranger a análise dos procedimentos internos, necessidade da observância externa ou avaliação dos terceiros envolvidos no tratamento dos dados pessoais.
A função principal não está somente na identificação dos pontos vulneráveis. Mas sim, nas possíveis formas de solucioná-los e melhorar continuamente o programa de proteção de dados pessoais implantados dentro da empresa.
Desta forma, a LGPD traz para os profissionais de privacidade e proteção de dados a possibilidade de atuar como auditor observando a necessidade de que esses profissionais possuam conhecimento, planejamento e técnicas de auditoria. Ou seja, uma formação em auditor ajuda muito a galgar essa habilidade profissional.
Os profissionais atuantes em auditoria da LGPD podem compor o departamento interno da empresa, ou, então atuar de forma terceirizada no mercado corporativo.
Para a continuidade da LGPD é necessário que em tempos regulares os setores, processos e procedimentos da empresa passem pelo processo de análise e revisão. Podendo esta análise ser estendida para os fornecedores terceiros envolvidos no tratamento dos dados pessoais.
O processo de auditoria da LGPD leva em conta diferentes fases elencadas em 5 principais:
- Planejamento e levantamento dos procedimentos e processos
- Abertura da auditoria
- Execução da auditoria
- Encerramento e relatório da auditoria
- Acompanhamento e soluções estratégicas de melhoria
A atuação como auditor dos processos da LGPD traz inúmeros benefícios para a carreira, reforçando autoridade e notoriedade profissional. Assim como, grandes vantagens para as empresas que possibilitam a análise real dos pontos fracos, fortes e melhorias para evolução da privacidade e proteção de dados em toda a organização.
A auditoria é acima de tudo uma grande aliada na prevenção, mitigação dos riscos e redução de gastos, sendo uma ferramenta fundamental para as tomadas de decisões estratégicas na empresa.
O fator humano e conhecimento profissional do auditor é o diferencial para adequação e continuidade sólida de todo investimento para adequação da LGPD, manutenção da privacidade e proteção de dados efetivados pelas empresas.