Migalhas de Peso

Hidrogênio verde - Transição energética

As empresas que geram energia elétrica de fontes limpas são agentes complementares que se inserem no ciclo da produção do hidrogênio verde.

25/8/2022

O hidrogênio verde desponta como um importante combustível alternativo no processo de transição energética e vem atraindo a atenção de várias empresas, principalmente de setores mais poluentes e que buscam descarbonizar suas operações, como mineração, petróleo e químico.

As empresas que geram energia elétrica de fontes limpas são agentes complementares que se inserem no ciclo da produção do hidrogênio verde. São fornecedoras de energia renovável para a produção ou fornecedoras do próprio combustível para aqueles consumidores que querem reduzir suas emissões de carbono em seus processos industriais.

As aplicações do hidrogênio verde na indústria têm sido pesquisadas e já há projetos em formulação.

O hidrogênio pode ser produzido através da eletrólise da água, processo que consome muita energia elétrica. Ele é verde quando essa energia elétrica é oriunda de fontes de baixa emissão de carbono. A produção de hidrogênio é objeto de interesse por conseguir fornecer maior energia por unidade de massa que outros combustíveis (como diesel ou gás natural), sendo uma fonte muito atraente para armazenamento de energia e para a utilização no setor de transporte. Por possuir como produto de sua queima apenas vapor d’água, a redução de emissões neste setor está muito ligada à produção do H2V.”

Ainda neste mês, foi amplamente divulgado o projeto da UNIGEL, indústria química, de implantar uma fábrica de hidrogênio verde na Bahia, no Polo de Camaçari, o que vem sendo considerado uma das maiores iniciativas já anunciadas no país para a tecnologia.

Camila da Motta Pacheco Alves de Araújo
Bacharel em Direito pela USP. Mestre em Direito (MCJ) pela Faculdade de Direito da Universidade de Nova York. Especialização em Direito do Mercado Financeiro, pela IBMEC. Sócia do escritório de Araújo e Policastro Advogados.

Miriam Zagatto
Sócia do escritório Araújo e Policastro Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024