Migalhas de Peso

Cagece publica edital do maior projeto de PPP em saneamento básico do país

O projeto é semelhante à PPP celebrada pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa na Região Metropolitana do Recife em 2013, atualmente operada pela empresa BRK Ambiental.

20/7/2022

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece publicou na última quinta-feira, 14.jul.2022, o Edital da Concorrência Pública Internacional para a celebração de parceria público-privada (PPP) para a prestação do serviço público de esgotamento sanitário nas Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Este é o maior projeto de PPP em saneamento básico do país com relação ao número de pessoas que serão atendidas. 

A PPP, estruturada inicialmente pelo BNDES, foi revisada pela Cagece com a assessoria jurídica da Manesco e assessoria econômico-financeira da Fundace. 

Trata-se de concessão administrativa, pelo prazo de 30 anos, durante o qual o parceiro privado será contratado pela Cagece para operar os sistemas de esgotamento sanitário da Companhia, sendo remunerado por contraprestação pública que varia conforme o volume de esgoto coletado e o atendimento a indicadores de desempenho previstos no contrato. 

A licitação será julgada pela menor soma das contraprestações públicas pagas pela Cagece à Concessionária ao longo dos 30 anos do contrato. O valor bidado é mera estimativa das reais contraprestações que serão pagas, mas, junto à proposta comercial, a licitante deverá apresentar Plano de Negócios que especificará o preço unitário (R$/m³ de esgoto coletado e tratado) que será utilizado para calcular a contraprestação pública real durante a concessão. 

Os 24 municípios atendidos são divididos em dois Blocos, sendo o Bloco 1 formado pela Região Metropolitana do Cariri (RMC) e pela porção Sul da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF Sul), e o Bloco 2 formado pela porção Norte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF Norte). No total, os Blocos somam 60% da população atendida pela Cagece no Estado do Ceará. 

O modelo difere dos últimos leilões de saneamento estruturados pelo BNDES nos estados do Alagoas, Rio de Janeiro e Amapá, por ser uma concessão administrativa celebrada pela companhia estadual de saneamento básico. Assim, não há relação direta da concessionária com os usuários. Para todos os efeitos, a Cagece continuará sendo a prestadora responsável pelos serviços de água e de esgoto perante os usuários, os municípios e as agências reguladoras competentes (a Arce, e, no Município de Fortaleza, a ACFor). 

O projeto é semelhante à PPP celebrada pela Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa na Região Metropolitana do Recife em 2013, atualmente operada pela empresa BRK Ambiental. Ainda, não se trata da primeira PPP celebrada pela Cagece, que assinou, em julho de 2021, a concessão para a construção, operação e manutenção de Planta de Dessalinização de Água Marinha para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza. 

O foco da PPP em licitação, agora, é o esgoto. O objetivo é assegurar a universalização do serviço público de esgotamento sanitário até 2033, prazo fixado pelo Novo Marco Regulatório. Para tanto, estão previstos investimentos na ordem de R$ 6,2 bilhões. 

A data para o recebimento dos envelopes é dia 22 de setembro, e a sessão pública de leilão ocorre no dia 27 de setembro, na B3, em São Paulo.

Wladimir Antonio Ribeiro
Sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

Tamara Cukiert
Sócia advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

É constitucional novo marco do saneamento básico, decide STF

2/12/2021
Migalhas Quentes

A questão do saneamento no Brasil e o novo marco legal

2/9/2021
Migalhas Quentes

STF: Serviços de saneamento básico podem ser prestados por empresas privadas

10/8/2020

Artigos Mais Lidos

Sancionada nova lei que modifica a sistemática da cessão de direitos creditórios

3/8/2024

Os contratos digitais, a desnecessidade da produção de prova pericial e a interpretação correta do Tema 1061 do STJ

4/8/2024

Afastamento cautelar do prefeito municipal do exercício da função pública

4/8/2024

Novo CC: Direito digital estabelece garantias no ambiente virtual

3/8/2024

Habeas Corpus - Considerações doutrinárias e aplicações práticas nos Tribunais Superiores

4/8/2024