Migalhas de Peso

Regime ex-tarifários - Prorrogação do regime deve ser formalizada até 28 de fevereiro de 2022

Os ex-tarifários, para os quais não for solicitada a prorrogação adicional até a data limite, serão revogados e, consequentemente, necessitarão da apresentação de um novo pleito a ser submetido a todo o processo regular de análise e deferimento.

7/3/2022

(Imagem: Arte Migalhas)

O regime de Ex-tarifário possibilita a redução temporária, para até 0%, do Imposto de Importação incidente sobre bens de capital, bens de informática e bens de telecomunicação, nas situações em que não há similares no país.

Além de impactar diretamente o custo de projetos e o fluxo de caixa das empresas, na medida que o Imposto de Importação não é recuperável e ainda compõe a base de cálculo de outros tributos, como o ICMS e o IPI, o regime de Ex-tarifário também contribui para o uso de novas tecnologias no Brasil, possibilitando o avanço de vários setores da economia.

De acordo com a Resolução 291, de 21/12/21, do Comitê-Executivo de Gestão da Camex (Gecex), o prazo de vigência dos Ex-tarifários listados em seu artigo 1º foi prorrogado para 30/4/22.

Pela mesma resolução, a Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, do Ministério da Economia, está autorizada a estabelecer um processo simplificado de prorrogação adicional do prazo, que estende a vigência até 31/12/25.

Desta forma, os interessados na prorrogação adicional devem formaliza-la até 28/2/22, sendo que o mesmo prazo foi concedido para os representantes da indústria nacional também se manifestarem contrariamente à prorrogação do regime.

Cabe ressaltar, por fim, que os ex-tarifários, para os quais não for solicitada a prorrogação adicional até a data limite, serão revogados e, consequentemente, necessitarão da apresentação de um novo pleito a ser submetido a todo o processo regular de análise e deferimento.

Ana Carolina Cortez
Supervisora da divisão do contencioso do Braga & Garbelotti - Consultores Jurídicos e Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Tese do século: Impacto da decisão do STF sobre ICMS é de R$ 358 bi

21/7/2021

Artigos Mais Lidos

Doença degenerativa da coluna lombar aposenta? Entenda!

26/12/2024

“Salve o Corinthians”

24/12/2024

Comentários ao acórdão proferido no RE 107.248 sobre terço de férias

26/12/2024

A utilização da inteligência artificial no franchising

24/12/2024

Comentários ao anteprojeto do Código de Processo do Trabalho - Do incidente de declaração de grupo econômico (art. 115)

25/12/2024