Migalhas de Peso

O novo golpe da vakinha online

Será que você realizou uma doação para uma campanha válida ou era um fraudador? Os criminosos virtuais estão fazendo de tudo para conseguir o seu dinheiro.

11/8/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

A pandemia infelizmente ocasionou diversos prejuízos financeiros para grande parte da população. Esse motivo por si só já movimentou diversos grupos que em conjunto, recolheram alimentos, roupas, itens de higiene e tudo o que é necessário para garantir mínimas condições de sobrevivência a quem precisa.

Dentro dessa parcela mencionada acima, ainda temos uma quantidade significativa de pessoas que utilizam medicamentos considerados como alto custo e que necessitam exclusivamente do dinheiro para continuar mantendo o tratamento necessário, e que muitas vezes se interrompido, ocasiona em óbito.

Pensando nisso, é muito comum criar a chamada vakinha online que tem como objetivo mostrar a necessidade de uma pessoa ou de um grupo de pessoas, visando recolher doações em dinheiro, tornando real a necessidade ora apresentada e que na maioria dos casos, tem relação com a saúde.

Se aproveitando do momento atual em que os índices de vakinhas online cresceram no país frente as necessidades apresentadas, os criminosos virtuais iniciaram campanhas fraudulentas para conseguir obter vantagens ilícitas.

Por conta disto, importante se faz explicar todos os pontos que caracterizam uma campanha verdadeira, a fim de garantir e preservar o seu dinheiro.

Dessa forma, não faça uma doação online, sem antes verificar:

1)    SE A HISTÓRIA FOI BEM EXPLICADA

Campanhas verdadeiras expressam todos os detalhes sobre a necessidade do valor, visando convencer uma grande quantidade de pessoas no objetivo final: obter a doação.

Por conta disto, existe uma riqueza de informações e principalmente fotos que demonstram a realidade da situação atual e o quanto você, doador, fará a diferença mesmo que com uma doação de um real.

O fraudador, por outro lado, não será tão extensivo nas informações e em muitos casos sequer irá inserir fotos. Tome cuidado com campanhas sem conteúdos e que exclusivamente lhe pedem o dinheiro.

2)    QUANTIDADE DE DOAÇÕES X VALOR DAS DOAÇÕES

O que movimenta uma vakinha online é a possibilidade de cada pessoa poder doar o que tem. Seja apenas um real ou mil reais, as campanhas podem agregar todos os públicos.

Por isso que as vakinhas online possuem grande sucesso, pois se cinquenta mil pessoas doarem um real, quanto teremos ao final?

Essa conta que pode parecer “óbvia” demonstra uma característica muito forte da vakinha online que é justamente ter muitas doações.

E o fraudador que objetiva te induzir em erro vai apenas pensar no valor em si, podendo até fazer uma doação falsa, mas que em valor alto, para te enganar.

Portanto, desconfie de campanhas com poucos doadores e com valores expressivos, pois são características fortes de um fraudador.

3)    COMENTÁRIOS E COMPARTILHAMENTOS

Logicamente que uma campanha para ser bem-sucedida, é bastante divulgada.

Parentes, amigos próximos utilizam as redes sociais e existe diversos compartilhamentos para que se possa divulgar uma necessidade.

O fraudador utiliza como válvula de escape os grupos para conseguir atingir uma quantidade massiva de leitores. Além de fazer vítimas, pessoas que não identificaram que o conteúdo se trata de golpe, acabam por compartilhá-lo e cada vez mais trazer sucesso e lucro para o fraudador.

Portanto, tome cuidado com campanhas inseridas em grupos ou enviadas por mensagem, advindas de um perfil vazio.

4)    DADOS DO AUTOR

Uma campanha verdadeira contém os dados do autor de forma condizente. Você irá identificar que existe uma foto o identificando, a cidade a qual ele reside e eventual número de telefone condizente com a região.

Em linhas gerais, todas as informações gerais são conexas com o perfil do Autor, diferentemente do fraudador que não irá se atentar a estes detalhes.

Desconfie de campanhas cujo Autor possui um nome comum, pedindo transferência para uma conta de outra pessoa, com cidade em um lugar e telefone em outro.

São características para dificultar a investigação policial caso ocorra uma denúncia.

5)    CAMPANHA CLONADA

E para fechar, os criminosos clonam campanhas que já existem, modificando apenas os dados para destino dos valores. Faça uma busca por nome antes de contribuir, e valide se a campanha selecionada é a verdadeira.

Fernanda Tasinaffo
Advogada Especialista em Direito Digital, Ouvidora no PagSeguro - PagBank, Perita Grafotécnica e Documental

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024