Migalhas de Peso

No dia do trabalho, planeje a aposentadoria

O planejamento previdenciário surge como alternativa de organização e preparação para, no momento certo, acessar o melhor benefício possível, já que é um estudo de toda a vida do trabalhador, que leva em consideração aspectos como idade, tempo de contribuição, valor das contribuições.

28/4/2021

A Reforma da Previdência trouxe diversas mudanças e impactou consideravelmente a vida de todos os brasileiros. Com isso, muitos trabalhadores deixarão de alcançar o benefício de aposentadoria, por exemplo, na idade inicialmente programada. Por outro lado, outros tantos irão se beneficiar das regras de transição, que, inclusive, podem antecipar o recebimento do benefício. Então, nada mais justo que ao falarmos do Dia do Trabalhador, pensemos no planejamento da sua aposentadoria.

Nesse cenário, o planejamento previdenciário surge como alternativa de organização e preparação para, no momento certo, acessar o melhor benefício possível, já que é um estudo de toda a vida do trabalhador, que leva em consideração aspectos como idade, tempo de contribuição, valor das contribuições para o sistema previdenciário, tipo de atividade exercida, características dos diferentes regimes de previdência, objetivos futuros e a legislação vigente.

Trata-se de um serviço que permite otimizar as contribuições e os movimentos da carreira para garantir uma boa aposentadoria. Em outras palavras, pode-se dizer que é uma organização proativa da vida contributiva, a fim de evitar prejuízos com recolhimentos ou contribuições equivocadas, para que, no futuro, os frutos colhidos com a aposentadoria sejam tão bons, quanto a colheita feita ao longo da vida profissional.

Além disso, o planejamento previdenciário deve contemplar a previsão de cobertura para outros riscos, que vão muito além da aposentadoria, já que o trabalhador pode receber um benefício pago pelo regime de previdência obrigatório e, também, por outras fontes, como a previdência privada e os seguros de vida e de saúde.

Enfim, a importância desse planejamento reside na segurança e viabiliza decisões que darão suporte para uma vida com qualidade e sem preocupações vindouras. Por isso, esta discussão também ganha notoriedade no Dia do Trabalho, visto que é uma data de reflexão e o planejamento previdenciário uma medida para minimizar erros e um caminho eficaz, que visa garantir a projeção correta para otimização de cenários. Aos trabalhadores, feliz dia.

Gabriela Biguelini
Advogada do Departamento Previdenciário da Equipe BVK Advogados.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024