Migalhas de Peso

Fake news

Devido ao grande número de compartilhamentos, algumas noticiais não verídicas estão se tornando um caos, as chamadas Fake News.

26/4/2021

(Imagem: Arte Migalhas)

A propagação de informações falsas na internet teve um avanço significante nos últimos tempos. Apesar de não haver uma legislação específica no país, até o presente momento, é certo que pode haver consequências jurídicas a quem pratica tal conduta.

Não é novidade que notícias falsas são divulgadas como verdadeiras, as chamadas fake news. Os motivos para a criação dessas notícias falsas são diversas, na maioria das vezes os sites publicam e criam manchetes absurdas com o intuito de atrair acessos, gerando uma publicidade muito alta.

A fake news também é usada para criar boatos, disseminar ódio, para prejudicar famosos, políticos, entre outros. Alguns grupos trabalham fazendo essa propagação de notícias falsas, na famosa deep web.

Na maioria das vezes as pessoas não sabem, ou não procuram saber que estão recebendo uma notícia verdadeira ou falsa, e sem pensar duas vezes elas compartilham para um, que compartilham para o outro, e isso acaba se alastrando. E grande parte dessas notícias é falsa, mas cercadas de pontos verdadeiros, e isso acaba prejudicando na hora de sabermos interpretar qual a veracidade dela.

Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.

A maneira mais efetiva para diminuição da propagação das fake news, é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza que é verdade.

Na rede social l, Instagram, quando você posta algo sobre o corona vírus, automaticamente estará escrito a baixo sobre a veracidade dessa informação. Esse foi um meio para combater a divulgação de notícias falsas.

Por fim, é de suma importância frisar o poder do conhecimento, em especial tratando-se de uma Era da Informação, em que tudo está disponível a um clique. A atual realidade permite, infortunadamente, que seja criada uma sociedade alienada, sendo massificada de forma completamente manipulável. A notícia agora, tem caráter persuasivo, desinforma e fere a democracia brasileira. Precisa-se falar a respeito.

Rafaela Medeiros
Graduada em licenciatura em Letras pela Unifran - Universidade de Franca. Cursando Bacharel em Direito pela Facesb - Faculdade de Ciências empresariais de São Joaquim da Barra - 2021

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Regulação do uso de IA no Judiciário: O que vem pela frente?

10/12/2024

Devido processo legal na execução trabalhista: Possíveis desdobramentos do Tema 1232 da repercussão geral do STF

9/12/2024

O que os advogados podem ganhar ao antecipar o valor de condenação do cliente?

10/12/2024

Cláusula break-up fee: Definição, natureza jurídica e sua aplicação nas operações societárias

9/12/2024

Insegurança jurídica pela relativização da coisa julgada

10/12/2024