Migalhas de Peso

Viagem para mudar o ambiente “home office” e como evitar fraudes

“Anywhere Office” está sendo utilizado pelos criminosos para a criação de falsos anúncios de meios de hospedagem. Se proteja com as principais dicas.

23/4/2021

É muito tempo dentro de casa, e eu imagino que você já cogitou viajar e respirar outro ar. Aliás, o home office favoreceu isso, o famoso “anywhere office”. Mas como sempre, os fraudadores adoram se aproveitar dos fatos do cotidiano para aplicar seus golpes, e você que está buscando relaxar poderá ter dores de cabeça.

Por conta disso, reuni as principais dicas para você não perder dinheiro, não sendo necessário nenhum conhecimento técnico específico para identificar indícios de que um anúncio é falso e que você vai cair em um golpe.

Portanto, este artigo irá demonstrar os principais pontos para identificação de um anúncio FALSO, seja propriedade particular ou hotel/pousada, a qual você não deve acreditar de maneira alguma, pois te digo, será muito atrativo aos seus olhos.

1) COM QUEM VOCÊ ESTÁ FALANDO?

Os criminosos estão copiando anúncios verdadeiros de plataformas oficiais e inserindo em redes sociais. Você acredita que está firmando o contrato com o real proprietário quando na verdade não está. Cruze informações tais como endereço da propriedade com dados do proprietário X quem está falando com você. Exemplificando a situação: Você vê um anúncio de uma casa em SP, mas quem fala contigo é uma pessoa com o DDD 61.

Caso trata-se de hotel ou pousada, certifique-se através do google maps se o endereço é real. Muitos anúncios colocam “fácil localização, próximo a praia, etc.” quando na verdade nada procede. Ainda, fraudadores criam supostos anúncios de hotéis que sequer existem, e ao inserir o local no google maps, o endereço é de um terreno vazio.

Por fim, tratando-se de hotel/pousada, não se esqueça de validar se o CNPJ está ativo no site da receita federal, inclusive, se o ramo de atividade permite hotelaria.

2) EXIJA UM CONTRATO E VERIFIQUE CONDIÇÕES DA OFERTA

Não custa exigir a elaboração de um contrato que estipule todos os dados pertinentes ao período locado, das partes contratantes e do pagamento com a colheita das assinaturas. Assim, é mais uma forma de garantir a segurança da relação jurídica em eventual problema.

Agora, se você está vendo um hotel/pousada é imprescindível aparecer todas as condições da oferta antes do checkout.

3) CUIDADO COM O PAGAMENTO ANTECIPADO

É completamente normal por parte do proprietário solicitar um pagamento adiantado como forma de garantir a reserva do imóvel. Geralmente é pago 50% para a reserva e 50% ao final. Quando o criminoso aplica o golpe, ele recebe os 50% iniciais e desaparece, inclusive, a conta bancária de destino do valor na maioria das vezes é de um “laranja”. Portanto, o mais correto seria buscar um imóvel através de uma intermediadora, como uma corretora de imóveis ou sites como AIRBNB e o Booking, por exemplo, que possuem garantias e proteção para pagamento.

4) ANÚNCIOS VIA E-MAIL

Aqui, o famoso Phishing. Nunca insira seus dados pessoais e bancários em anúncios recebidos via e-mail. O criminoso virtual vai te enviar um e-mail que te induza a aceitar o que está inserido, bem como, poderá encaminhar você para uma página na web que contenha um software malicioso a fim de infectar a sua máquina com algum vírus.

5) NA HORA DA CONVERSA COM O “PROPRIETÁRIO”

O criminoso virtual de forma geral, vai trabalhar com textos prontos para enviar para todas as vítimas, portanto, repare em erros grosseiros analisando todo o conteúdo da troca de mensagens, inclusive, ligue para o mesmo e tente extrair o máximo de informações possíveis para verificar se batem com o conteúdo escrito recebido. Ainda, perceba minuciosamente, se o suposto proprietário afirma com clareza e certeza todas as informações pertinentes, e se são compatíveis com o anúncio.

Esses são os principais pontos de verificação de um anúncio que demonstram requisitos básicos para garantir a sua veracidade. Lembrando, que o código de defesa do consumidor e a legislação penal possui meios para coibir eventual problema ocasionado oriundo de fraude. Observando estes cinco tópicos, você poderá viajar com segurança.

Fernanda Tasinaffo
Advogada Especialista em Direito Digital, Ouvidora no PagSeguro - PagBank, Perita Grafotécnica e Documental

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024