Migalhas de Peso

O desemprego no Brasil em tempos de pandemia

A Pandemia tornou-se mais um agravante, pois requisitou um isolamento social, que impossibilitou a abertura de comércios e empresas sem clientes, pequenos destes não resistiram e fecharam.

14/4/2021

O Brasil tem sido alvo de taxas de desemprego muito alto, ocasionados por diversos fatores, mas, sobretudo, pela desigualdade social que afeta algumas áreas do país e pela modernização nas maneiras de trabalhar, dispensando mão-de- obra e exigindo cada vez mais qualificações. Com isso, gerou-se uma condição de aparecimentos de trabalhos informais a qual vários brasileiros recorreram.

A Pandemia tornou-se mais um agravante, pois requisitou um isolamento social, que impossibilitou a abertura de comércios e empresas sem clientes, pequenos destes não resistiram e fecharam – se as portas gerando ainda mais desempregos. Estudos feitos pelo IBGE mostram que é pelo trabalho informal que o instituto considera como trabalhador informal aqueles empregados para no setor privado sem carteira assinada, trabalhadores domésticos sem carteira assinada, trabalhadores por conta própria sem CNPJ e empregadores sem CNPJ, além de pessoas que ajudam seus próprios parentes que o mercado de trabalho tem se sustentado.

Contudo isso, o trabalho informal dos entregadores de aplicativos ganhou destaque durante a pandemia por ter provido serviços a quem está em casa. Também é esperado que o trabalho informal aumente em grande proporção, mas que este siga o ritmo tecnológico que a pandemia acelerou, que o home office continue e que as oportunidades via tecnologia se aprimorem cada vez mais, sendo necessário mais qualificações para conseguir se inserir de modo formal no mercado de trabalho.

Giovanna Baratelle Santana
Graduada em Letras, Pedagogia. Pós em Psicopedagogia. Graduando no primeiro ano de Direito pela Faculdade: Facesb - Faculdade de Ciências Empresariais. São Joaquim da Barra -2021.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Alterações no CC com a vigência da nova lei 14.905/24: A taxa de juros Selic se aplica em todos processos em curso?

25/9/2024

Pejotização fraudulenta e competência da Justiça do Trabalho: Um precedente importante da 7ª turma do TRT-1

25/9/2024

CNJ autoriza inventário e divórcio extrajudicial mesmo com herdeiros menores ou incapazes

24/9/2024

Lei 14.973/2024: Um novo capítulo na regularização patrimonial e fiscal no Brasil

24/9/2024

Exclusão extrajudicial de sócio na sociedade limitada

25/9/2024